Essa possibilidade não se concretizou.
Um dos motivos pelo qual não se concretizou é a forma como são eleitos os Deputados, através de uma série de círculos eleitorais.
Em seguida apresento as percentagens de votos, o número de Deputados eleitos até agora (226 dos 230) e a percentagem de deputados que cada partido elegeu.
Observamos que há dois partidos claramente beneficiados com o sistema actual, o PSD e o PS. Têm 38.63% e 28.05% dos votos e 45.65% e 31.74% dos deputados (e ainda vão somar mais deputados cada um).
Os restantes partidos têm uma percentagem de deputados inferior ao número de votos.
Uma das sugestões que dei, e há muitas pessoas que o defendem, é haver um único circulo eleitoral. O que aconteceria nesse caso?
Os restantes partidos têm uma percentagem de deputados inferior ao número de votos.
Uma das sugestões que dei, e há muitas pessoas que o defendem, é haver um único circulo eleitoral. O que aconteceria nesse caso?
Considerando a eleição de 230 Deputados, o PSD teria menos 9 deputados e o PS menos 4. Apesar desta perda, ainda teriam uma percentagem de Deputados superior à percentagem de votos. Os restantes partidos teriam um ganho significativo de deputados: o CDS mais 5; o PCP mais 3 e o BE mais 4.
Com um único circulo eleitoral teríamos mais 3 partidos representados na AR: 2 deputados do MRPP; 2 deputados do PAN e 1 deputado do MPT.
Seriam necessários cerca de 22.500 votos para eleger um deputado. O que equivale a 0.4% dos votos. Considerando que temos 230 Deputados, cada deputado equivale a 0.43% dos votos.
Moral da história: Os partidos que têm a capacidade para alterar a lei eleitoral seriam os mais prejudicados com a alteração. Esta é a razão pela qual dificilmente a lei será alterada. Não deixariam de estarem beneficiados pelo método de Hondt mas um único circulo eleitoral permita uma maior representatividade dos votos na AR.
tens toda a razão. O meu distrito Portalegre elege apenas dois deputados. Como é obvio elege um do PS outro do PSD. Para quê votar neste distrito? sempre foi assim e sempre será, votar no CDS, ou no BE, ou mesmo no PS ou PSD não vale de nada aqui, os deputados eleitos serão sempre os mesmos, um do PS e outro do PSD!
ResponderEliminar