segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pobreza em Portugal

No Brasil o lema é o seguinte: "País Rico, é país sem pobreza."

Quem não concorda? Jamais seremos um país rico enquanto tivermos pobreza. E pobreza gritante.

De acordo com um estudo do INE, Portugal apresentou em 2009 um índice de risco de pobreza de 17.9% em 2009. Resta saber qual será em 2010, 2011..etc.

Considera-se que uma pessoa está em risco de pobreza quando recebe um valor mensal inferior a 434€. 22.4% dos nossos jovens estão em risco de pobreza. Temos uma taxa de desemprego acima de 12%. 36.4% dos desempregados estão em risco de pobreza.

Muitas pessoas consideram que as prestações sociais dão dinheiro a quem não quer fazer nada. Há outra leitura possível que se observa nos dados do INE. As prestações sociais retiram do risco de pobreza mais de 800 mil pessoas do nosso país.

Para mim, o mais escandaloso/vergonhoso/criminoso nestes dados, é o facto de haverem 9.7% de trabalhadores em Portugal, ou seja, sensivelmente 1 milhão de pessoas que trabalha (não estão em casa a ver televisão nem a beber imperiais no café) e está em risco de pobreza. Trabalha e está em risco de pobreza. E quando um adulto que trabalha está em risco de pobreza, imaginem os filhos...

Sem comentários:

Enviar um comentário