terça-feira, 19 de outubro de 2010

"O multiculturalismo falhou"

Ontem falei com a Teresa sobre a declaração da líder do governo Alemão - Angela Markel.

Para quem não sabe o que disse eu transcrevo:
"O multiculturalismo falhou. Sentimo-nos vinculados aos valores cristãos. Quem não aceite isso não tem aqui lugar"

Isto para uma plateia de jovens conservadores da Alemanha. Hoje ao ler o blog do meu amigo Tiago, decidi escrever sobre o assunto também.

Durante as férias li a Fúria Divina de José Rodrigues dos Santos (para a semana já há livro novo) o que me inquietou um pouco relativamente ao que os Muçulmanos podem pensar dos não Muçulmanos, mas pior do que imaginar o que eles pensam, é não respeitar a sua escolha. Não respeitar as outras religiões. Nenhuma religião é melhor que outra, são todas diferentes, são todas boas. Nenhuma delas deve procurar superioridade sobre outras, todas se devem respeitar. Esta é a minha opinião, de outra forma não haverá possibilidade de harmonia.

Há quem pense que este não é o caminho. E temo que as declarações da chefe de governo de um país europeu (e não é um país qualquer) possa incendiar ainda mais a relação entre as civilizações. Há até partidos políticos na Europa com expressão significativa que apoiam este tipo de decisões, e muitas outras ainda mais radicais.

Não me esqueço da História. Há menos de 100 anos emergia na Europa um clima semelhante que resultou em guerras. Há menos de 20 anos novas guerras na Jugoslávia. Actualmente guerras em África e no Médio Oriente devido às religiões. Sinceramente não entendo este caminho. Isto sem me esquecer nos MILHÕES de migrantes Portugueses espalhados no Mundo.

Dito isto, o multiculturalismo nunca irá triunfar enquanto não houver vontade para tal.

Desistir de alcançar o multiculturalismo não é a solução.

Sem comentários:

Enviar um comentário