quarta-feira, 16 de março de 2011

Bolsa

Hoje vendi as acções que comprei a meio de 2008. (Antes do início da crise internacional)

Perdi 60% do investimento, mas não me tira o sono (felizmente ou infelizmente).
Não me tira o sono porque não se mete dinheiro na bolsa, nem no jogo, que não se esteja "disposto" a perder. É óbvio que ninguém quer perder dinheiro, mas estava consciente que isso poderia acontecer e assumi o risco. Não vou para a porta do ministério pedir o dinheiro ao ministro como muitos que andam aí.

E porque decidi vender hoje?

Nos últimos tempos tenho tomado mais atenção às notícias do mercado e acho que é uma verdadeira palhaçada organizada por meia dúzia de pessoas que ganha milhões à conta dos orçamentos de estado e dos ignorantes (como eu). Às vezes dá ideia que os títulos sobem ou descem de acordo com o estado de espírito de uma qualquer personagem mundial.

A gota de água foi ouvir as notícias de hoje. Bolsa de Tóquio sobe 5.67%.

Ou seja:
-Fim-de-semana, sismo e tsunami. Milhares de milhões de euros de prejuízo e milhares de mortes.
-Segunda-feira: bolsa desce 6.18%.
-Terça-feira: problemas nas centrais nucleares pioram e bolsa desce 10.55%.
-Quarta-feira: bolsas sobem 5.67%. Mas o que terá levado a bolsa de Tóquio a subir no dia de hoje 5.67%? Especulação de alguns vigaros que ontem compraram acções e hoje manipularam o mercado para ganhar uns largos milhões de euros.
-Quinta-feira? Palpites? Vai descer 5% ou vai subir 5%? Hmm, não sei não. Mas amanhã os "analistas" vão ter uma bela desculpa. Talvez alguém que tenha encontrado o gato vivo e que estava desaparecido há 5 dias. Ou então alguém que o encontrou morto e a bolsa desce. Algo do género.

Foi por isso que decidi sair hoje desta palhaçada que é a bolsa. Se alguém quer investir numa empresa, compra acções. Quem compra e vende acções todos os dias a todo o minuto quer apenas uma coisa: Ganhar dinheiro fácil através da especulação.

Veja-se o exemplo da crise de 2008. O que mudou desde 2008? Acabaram os especuladores? Acabaram as Offshores? Claro que não. Os orçamentos de estado injectam liquidez nos bancos e está tudo resolvido. Bela forma de lavagem de dinheiro.

Eu comprei acções porque fui ingénuo e pensei que a longo prazo poderia ter retorno por acreditar numa empresa. Afinal fui comido pelo "mercado". Se tivesse ganho dinheiro talvez me tivesse a rir por ter sido eu a "comer" alguém. Mas será que seria justo? Certamente que não.

Ahhh...e preparem-se, daqui a uns anos a bolha rebenta novamente.

1 comentário:

  1. Também reparei que a bolsa tinha subido, o que achei estranho. Mas também li que foi o governo japonês a intervir na bolsa para parar com as descidas bruscas.

    O Japão é somente o maior credor mundial.

    ResponderEliminar