segunda-feira, 21 de março de 2011

Ideia "futebolística"

Ontem ao ver um pouco do FCP-AAC tive uma ideia que podia ser utilizada na marcação de livres.

Ainda hei-de ver alguém fazer isto, e fica aqui escrito para que depois não digam que a ideia foi de A ou de B.

A situação é a seguinte:

Imaginem a marcação de um livre perto da área da equipa adversária em posição frontal (ou não). Um livre que se espera que o jogador remate à baliza.

O que é que a equipa que está a defender faz? Faz uma barreira com 3-6 jogadores de modo a dificultar o remate.

A equipa atacante coloca 1-2 jogadores alinhados com a barreira (ou à frente da mesma) para que o árbitro possa ter noção dos avanços da barreira.

Os elementos que estão na barreira vão dando pequenos passos de modo a reduzir a distância entre a barreira e a bola, o que dificulta a tarefa do marcador do livre.

Ideia: A equipa atacante coloca um jogador deitado nos pés dos jogadores que estão a formar a barreira. Isto faz com que os jogadores da barreira não possam avançar no terreno. Não vão passar por cima, porque se não o árbitro vê que avançaram. Não vão empurrar o jogador com os pés porque pode ser considerada agressão. Por isso a barreira não vai avançar.

É necessário ter atenção a dois detalhes:
1-O jogador que marca o livre não deve/pode rematar rasteiro.
2-Se os jogadores da barreira saltarem é importante que o jogador que está deitado no chão se afaste, se não corre o risco de ser pisado. Isso até poderia ser benéfico caso o árbitro volte a marcar falta (9 metros à frente, quem sabe penalti) e se considerar isso agressão.

Está registada...

Sem comentários:

Enviar um comentário