terça-feira, 7 de junho de 2011

Resultado das eleições

Há uns dias falei da possibilidade de um partido que não está representado na AR eleger um Deputado.

Essa possibilidade não se concretizou.

Um dos motivos pelo qual não se concretizou é a forma como são eleitos os Deputados, através de uma série de círculos eleitorais.

Em seguida apresento as percentagens de votos, o número de Deputados eleitos até agora (226 dos 230) e a percentagem de deputados que cada partido elegeu.




Observamos que há dois partidos claramente beneficiados com o sistema actual, o PSD e o PS. Têm 38.63% e 28.05% dos votos e 45.65% e 31.74% dos deputados (e ainda vão somar mais deputados cada um).

Os restantes partidos têm uma percentagem de deputados inferior ao número de votos.

Uma das sugestões que dei, e há muitas pessoas que o defendem, é haver um único circulo eleitoral. O que aconteceria nesse caso?




Considerando a eleição de 230 Deputados, o PSD teria menos 9 deputados e o PS menos 4. Apesar desta perda, ainda teriam uma percentagem de Deputados superior à percentagem de votos. Os restantes partidos teriam um ganho significativo de deputados: o CDS mais 5; o PCP mais 3 e o BE mais 4.
Com um único circulo eleitoral teríamos mais 3 partidos representados na AR: 2 deputados do MRPP; 2 deputados do PAN e 1 deputado do MPT.
Seriam necessários cerca de 22.500 votos para eleger um deputado. O que equivale a 0.4% dos votos. Considerando que temos 230 Deputados, cada deputado equivale a 0.43% dos votos.

Moral da história: Os partidos que têm a capacidade para alterar a lei eleitoral seriam os mais prejudicados com a alteração. Esta é a razão pela qual dificilmente a lei será alterada. Não deixariam de estarem beneficiados pelo método de Hondt mas um único circulo eleitoral permita uma maior representatividade dos votos na AR.

1 comentário:

  1. tens toda a razão. O meu distrito Portalegre elege apenas dois deputados. Como é obvio elege um do PS outro do PSD. Para quê votar neste distrito? sempre foi assim e sempre será, votar no CDS, ou no BE, ou mesmo no PS ou PSD não vale de nada aqui, os deputados eleitos serão sempre os mesmos, um do PS e outro do PSD!

    ResponderEliminar