sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Programa de ajuda financeira a Portugal

O Governo Português continua a dizer que não tem autonomia para tomar determinadas soluções e opções porque Portugal está sobre ajuda externa.

Duas das mais recentes medidas que não são propostas/implementadas por culpa do "radicalismo da troika" são:
Descida da taxa de IVA da restauração.
Aumento do salário mínimo.
link2

Ora, hoje dei por mim a pensar quanto dinheiro ainda temos a receber até terminar o programa de ajuda de movo a ganhar novamente a chamada autonomia.

Sabemos que a ajuda foi de aproximadamente 78 mil milhões de Euros, divididos por 3 entidades. Cada uma delas empresta aproximadamente 26 mil milhões de Euros, tal como é dito no site da Comissão Europeia.
"O programa abrange o período 2011-2014. O pacote financeiro do programa vai cobrir as necessidades de financiamento até 78 mil milhões de euros, para as necessidades de financiamento orçamental e o apoio ao sistema bancário. O apoio total prestado pelos parceiros europeus de Portugal vai ascender a 52 mil milhões de euros (26 mil milhões de euros da União Europeia ao abrigo do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF) e 26 mil milhões de euros do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira), sendo concedido um empréstimo do FMI de cerca de 26 mil milhões de euros no âmbito de um instrumento de financiamento alargado. O pagamento da assistência é condicionado ao cumprimento das medidas políticas e metas acordadas no âmbito do programa."

Até ao dia de hoje e de acordo com os dados publicados em diversos sites oficiais Portugal já beneficiou de um total de aproximadamente 72 mil milhões de Euros de empréstimos.
Mais ou menos 24 mil milhões de cada um dos três. FEEF, MEEF e  FMI.

Como podemos ver através do site do IGCP, em Setembro cada uma das entidades já nos tinham emprestado um total de aproximadamente 66.8 mil milhões de Euros, aos quais se somam os 5.6 mil milhões do passado mês de Novembro.

Estamos por isso a falar de um total até agora de aproximadamente 72.4 mil milhões de Euros.

Sabemos também que dos 78 mil milhões de Euros, 12 mil milhões serviam para o apoio ao sistema bancário.

O novo Primeiro Ministro disse no passado dia 25 de Outubro que a banca só utilizou 5.6 mil milhões e que os restantes 6.4mil milhões "não serão necessários".
“A nossa confiança é bastante grande e julgamos que não virá a ser necessário”

Ora, sabendo que os tais 6.4 mil milhões não serão necessários, e que os mesmos apenas poderão ser utilizados na recapitalização da banca e não "para outros fins" a pergunta é fácil.

Porque precisamos de mais dinheiro da troika?

Se no total são 78 mil milhões e apenas vamos usar 71.6 mil milhões e a troika já nos emprestou 72.4 mil milhões, o que é que ainda estamos a fazer sobre protectorado, como disse o nosso Vice-Primeiro-Ministro?

A resposta se calhar é que não temos capacidade para os pormos a andar, que não interessa pô-los a andar e que o segundo resgate vem a caminho para que o ir além da troika continue, ou não?

Sem comentários:

Enviar um comentário