quinta-feira, 5 de junho de 2014

Os Deputados e a bola

Nas últimas semanas os 3 maiores clubes de Portugal convidaram os Deputados para jantares de modo a assinalarem o fim da época ou...sabe-se lá o quê.

Quem não se lembra do episódio da invocação de trabalho político para justificar a ida à bola em 2003 quando o Porto jogou a final da Taça UEFA em Sevilha? Uns tiveram falta justificada, outros falta injustificada. Vá-se lá perceber a distinção...

Em 2004, quando o Porto jogou novamente uma final Europeia a questão voltou a ser falada.

Aparentemente houve vários Deputados que optaram por não ir à Alemanha, talvez devido ao arrependimento que sentiram do episódio do ano anterior...Talvez...

Outros, não pensaram duas vezes e voltaram a faltar ao dever para o qual foram eleitos e decidiram faltar ao plenário para irem ver a bola...

Não existem dados concretos de quais os Deputados que foram a Sevilha, ou pelo menos, pouco me interessa procurar, mas podemos ver aqui quais os Deputados que deram faltas injustificadas no dia da final da Champions e aqui os Deputados que tiveram faltas injustificadas no dia da final da UEFA. Muito provavelmente, e posso estar enganado como é óbvio, existe uma probabilidade elevada de os repetentes com faltas injustificadas em ambos os dias terem estado em ambas as finais.
Até porque, vários foram os que admitiram ter faltado ao plenário para irem ver a bola.

Nos últimos 13 meses o Benfica disputou duas finais europeias e eu lembrei-me de ir ver as faltas dos Deputados injustificadas nos dois dias dos eventos. Podemos consultar as presenças/faltas dos Deputados no dia da final em 2013 aqui e no dia da final do passado mês de Maio aqui.

Sabendo que em teoria o número de adeptos do Benfica é superior ao número de adeptos do Porto, podemos pensar que muitos foram os que queriam ir ver e decidiram, por consciência moral pois claro, ficar por terra e ver a bola em casa.

Outros, possivelmente, e mais uma vez posso estar enganado, não pensaram uma vez sequer e foram das duas vezes à bola.

Pode ser apenas curiosidade e mera coincidência que alguns Deputados sócios e simpatizantes do Benfica, por vezes até comentadores desportivos, tenham faltado nesses dois dias, em particular, ao plenário sem uma justificação válida.

Quero deixar bem claro que o objectivo deste post não é julgar quem quer que seja por eventualmente ter decidido ir à bola e de ter faltado ao plenário da AR. Plenário esse onde votam e aprovam leis a cortar salários e reformas e aumentam os impostos e onde repetem várias vezes que os países do centro da Europa não devem andar a financiar os preguiçosos do Sul da Europa que não querem trabalhar.

Em breve virá outro post sobre a bola e entenderão melhor o que realmente, obviamente, quero dizer com as palavras anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário