segunda-feira, 22 de junho de 2015

Portugal o antes e o depois da Troika

Em 2011 Portugal aderiu a um programa de ajuda externa que permitiu o acesso a dinheiro vindo da Troika em troca de reformas.

Passados 4 anos, e numa altura em que se aproximam as eleições e o fim do programa na Grécia que ainda não se sabe o seu desfeito, vou apresentar dados reais e de fontes oficiais sobre um conjunto de indicadores sociais/económicos/financeiros que nos permitem comparar o ponto de partida e do ponto de chegada. Poderemos assim comparar o antes e o depois do programa e avaliar as consequências do mesmo.

Será que estamos melhor ou pior? Em alguns indicadores deveremos estar melhor, em alguns piores e noutros estaremos na mesma.

O primeiro que apresento é o Produto Interno Bruno (PIB). De uma forma simples o PIB é a riqueza gerada num país. Resulta das actividades quotidianas ou seja de pessoas, empresas e entidades públicas e privadas. O que se produz, o que se compra, o que se investe e o que se exporta.

De acordo com os dados apresentados na PORDATA, que tem como fonte primária o INE e o Banco de Portugal, o ponto de comparação é o PIB de 2011.



De acordo com os dados do INE e do Banco de Portugal o PIB em 2014 é inferior ao PIB de 2011. Ou seja, ao longo de 4 anos a riqueza do país diminuiu. Gerámos menos riqueza em 2014 do que em 2011. Estamos em 2014 a gerar uma riqueza semelhante à riqueza de 2006-2007.

Podemos também verificar que as remunerações pagas em 2014 são mais ou menos semelhantes às remunerações pagas em 2005. Ou seja, o país produz algo semelhante a 2006-2007 e e o nível de remunerações é semelhante ao nível de 2005.

Até amanhã!

Sem comentários:

Enviar um comentário