quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Medidas de austeridade

Hoje ao acordar pensei logo que o Fórum da TSF fosse sobre a declaração de ontem do PM.

Não me enganei. Fui ao site da TSF e fiz um comentário com a esperança que fosse lido no Fórum. Assim foi! Em 69 comentários, apenas dois foram lidos, o meu foi um deles.

O que disse foi que o pior do que ter más ideias, é não ter ideias.

De uma forma geral eu sou a favor das medidas apresentadas ontem pelo PM, desde que seja numa perspectiva de manutenção do rigor, para que daqui a 3-4 anos se possa começar a abater a dívida externa.

Notem que eu faço propostas concretas, não me limito (como muitos políticos/economistas/comentadores) a dizer que está mal e que devemos cortar a despesa, mas onde? Eu clarifico. Aqui vão as minhas ideias:

-Aumento do IVA de 21 para 25% - As finanças processavam depois ao reembolso de 3% com a apresentação das facturas. Desta forma o aumento seria inferior ao proposto pelo governo, havendo uma forma de combate à evasão fiscal, efectivamente apenas havia um aumento de 1% de IVA caso as pessoas pedissem as facturas.

-Estudo de todas as reformas do Estado acima de 4000€ - A esmagadora maioria dos políticos/economistas que opinam diariamente na comunicação social recebem reformas milionárias sem terem descontado o equivalente a receberem esses montantes, ou seja só dão prejuízo ao Estado. Assim sendo as pensões eram analisadas, se tivessem sido dadas como prémio/bónus e não através do regime geral seriam reduzidas a metade, e o seu valor máximo seria de 4000€.

Estas foram as duas propostas que deu para colocar nos comentários da TSF, mas eu contribuo com mais umas.

- Acabar com as deduções fiscais para as empresas na compra de automóveis de valor superior a 40.000€ (com a excepção de 1) - Se querem dar carros novos de luxo, todos os anos a toda a gente, que suportem esse custo, ou então comprem carros de outro segmento. (Além de contribuir para o endividamento externo estão também a desequilibrar a balança comercial)

- Reduzir o valor de aquisição de viaturas para todas as entidades públicas (câmaras, freguesias etc). Para a administração local, um tecto máximo de 20000€ para o presidente e 15000€ para os restantes. (Passem na câmara de Oeiras e vejam os belos série 5 da BMW da autarquia) Não há necessidade e mais uma vez reduz-se o desequilíbrio da balança comercial do País.

- Redução da luminosidade da via pública durante a noite - As câmaras estão todos os meses a encher os bolsos à EDP com a iluminação pública, há certos locais que parece de dia durante a noite, não há necessidade. Os postes que estão a mais retiram-se e transferem-se para onde são precisos, reduzindo a factura de aquisição de material.

- Monitorização da rega dos locais públicos - Quantos de nós é que já viram vias públicas a serem regadas quando está a chover? Quantos é que já viram os sistemas de rega a regarem a estrada em vez de estarem a regar as flores/relva/etc? Eu vejo todos os dias.

- Execução efectiva do código da estrada - Contratação de mais polícias para que sejam autuadas as pessoas que não cumprem o código da estrada. Imaginem as milhares de horas (logo de euros) perdidos no transito devido a carros mal estacionados todos os dias? Eu estive no Canada e constatei que embora a autoestrada com 6 vias estivesse vazia as pessoas não passavam dos 130km/h (velocidade máxima 100km/h), porque sabem que acima disso vão ser realmente multado.

- Valores das coimas de transito proporcionais aos rendimentos - Esta é uma medida que já tinha falado antes no blog, já praticada em vários países. Mais uma vez no Canada era recorrente ver na autoestrada que a multa podia chegar a 10mil dolares, já imaginaram isso em Portugal?

Fico-me como aqui para não alongar este post. Não sei o quanto estas medidas iam gerar para os cofres do Estado (não tenho maneira de o estimar), mas certamente que iria ajudar a baixar o deficit, sem aumento de impostos (para além do IVA).

A todos aqueles que só sabem falar mal e dizem que o nosso país está condenado ao fracasso só peço uma coisa: Calem-se se faz favor. Se quiserem ajudar vamos a isso, analises negativas ninguém precisa de fazer, já chega a realidade.

1 comentário:

  1. Uma vez mais te faço uma vénia...e fico triste por ter ouvido hoje de manhã o Miguel Portas na Antena 1 a falar mal e não ter ouvido o fórum da TSF com as medidas do meu estimado amigo.

    Grande vénia!! Precisamos de mais como tu!

    ResponderEliminar