sábado, 30 de abril de 2011

Crise, défice, câmbio

Voltei à carga com a leitura. Tenho de acabar um livro que já comecei há umas semanas, entretanto já comecei a ler outro antes de dormir, e já tenho outros dois ao lado da cama para começar.

Gostava de partilhar uma passagem deste - "Porque é que o seu mundo vai ficar mais pequeno" de Jeff Rubin. Atenção, este senhor, não é um simples comentador de jornal ou cronista.

Aqui vai:

" A inflação é sempre boa para o devedor, porque o empréstimo está a ser pago com dólares que valem menos todos os anos.
(...)
Na realidade, quem pede o empréstimo tem de pagar menos de volta, se a dívida for diminuída pela inflação.
(...)
O facto de outros países quererem deter o seu dinheiro permite-lhe vender obrigações que estão denominadas na sua própria moeda. Isso dá ao tomador do empréstimo uma enorme vantagem, porque o credor está à mercê da taxa de câmbio do tomador. A maneira mais fácil de enganar um credor externo é desvalorizar a moeda, e quanto mais elevada for a taxa de inflação mais a sua moeda cairá.
(...)
Tal como detentores de obrigações do mercado interno perdem o seu retorno por causa da inflação, a inflação rouba aos estrangeiros detentores de obrigações o seu retorno, através da queda do valor do dólar norte-americano face à moeda do credor."

P.S. Versão traduzida de qualidade questionável.

Sem comentários:

Enviar um comentário