segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A Vida e a Morte

No dia 30 de Novembro comemoram-se vários acontecimentos Mundiais, entre os quais o nascimento e a morte de várias pessoas conhecidas, algumas das quais ídolos para muitos de nós.

Foi no dia 30 de Novembro que faleceu o génio Fernando Pessoa, assim como outro génio numa arte diferente, António Jesus Correia, um dos 5 violinos que marcaram o final da década de 40 no desporto Português, muito mais que simplesmente o futebol e no Sporting.

A 30 de Novembro nasce Elisha Cuthbert, seria imprudente comparar tal senhora a Fernando Pessoa e Jesus Correia, mas certamente que deixará a sua marca no nossa geração. Não apenas pela sua beleza mas pelo seu tão carismatico apelido.

"Comemoram-se" hoje 14 anos do fim oficial da Guerra do Golfo, embora se tenha arrastado para os dias de hoje. Ou não estará o Golfo ainda em guerra? Parece-me bem que sim.

A guerra apenas resulta da ignorancia e da falta de capacidade do Homem em ouvir o outro, seja ele branco escuro verde ou vermelho, todos nós Humanos temos direito à nossa diferença, ou será que há uma raça/nação/religião/cor/profissão melhor que as outras? Todos somos filhos de Deus, seja ele qual for (e isto se não for o Deus um só visto de lados diferentes). Nenhum de nós é eterno, todos nascemos, e todos haveremos de morrer, porquê acelerar esse processo?

Como diria o GRANDE Tomás Noronha (José Rodrigues dos Santos)

"No fim do silêncio está a resposta,
No fim dos nossos dias está a morte.
No fim da nossa vida, um novo início."

1 comentário:

  1. Diria também a última frase do livro "A morte de Ivan Ilitch" de Liev Tolstói:

    "-Acabou-se!
    -Acabou-se a morte... já não existe.
    Inspirou o ar, parou a meio de um suspiro,
    esticou-se e morreu."

    Só quando morrermos nos livraremos da morte. Até lá, é aproveitar a sua existência.

    ResponderEliminar