quarta-feira, 18 de maio de 2011

Europa League, FCP vrs SCB

Hoje joga-se a primeira final de uma competição Europeia com duas equipas Portuguesas.

Há quem diga que é um grande feito para o Futebol Português.

Discordo totalmente.

É um grande feito para duas equipas Portuguesas, neste caso o FCP e o SCB. Têm equipas técnicas competentes e foram ganhando os seus jogos até chegarem à final da competição.

Porque é que não é um grande feito para o futebol Português?

I - Dos 36 jogadores presentes nesta final, apenas 11 são Portugueses (5+6). Dos quais apenas 7 jogam de início (3+4), e provavelmente apenas mais um jogará (Hélder Barbosa).

II - O futebol Português apenas se consegue impor na segunda prova europeia, onde não entram os chamados tubarões.
Na Champions o Braga foi eliminado na fase de grupos, após ter perdido por 6 e por 3 com o Arsenal e Shakhtar, depois disso ganhou 2 jogos ao Partizan que lhe deu a esperança de vir a ser qualificado. A realidade é que ganhou ao Arsenal num jogo que o Arsenal já não precisava de ganhar para se qualificar e na última ronda perdeu por 2 na Ucrânia.
O Benfica fez 6 pontos tendo perdido todos os jogos fora de casa. Ou seja, Portugal não conseguiu meter nenhum clube nos 16 melhores da Europa. Onde entram Italianos, Espanhóis, Ingleses, Alemães, Franceses, Ucranianos e Dinamarqueses.

III - Os clubes Portugueses (em geral) apresentam dívidas brutais que dificilmente serão pagas. A agravar esse facto, apresentam ano após ano prejuízos, utilizando novos empréstimos para pagar dívidas antigas.

IV - Temos uma Federação sem reconhecimento de utilidade pública.

As duas primeiras, a que se juntam mais duas, realidades, são o motivo pelo qual afirmo que não é um grande feito para o futebol Português. Apenas para os dois clubes envolvidos.

Ainda se junta o facto de o SCBraga, jogar num estádio municipal pago com os impostos de todos os Portugueses, paga uma renda simbólica e depois o clube recebe um patrocínio de uma entidade privada que lhe dá o direito de mudar o nome do estádio. Isto é no mínimo concorrência desleal. Seja com o Sporting, com o Benfica, com o Porto, mas também o Rio Ave ou com a Académica de Coimbra. No final do ano são centenas de milhares de Euros, ou mesmo Milhões de euros a mais, pagos pelos contribuintes.

No final deste Post, digo com grande mágoa que o meu Sporting nem na segunda divisão da Europa se consegue impor. Enfim...temos muito que crescer.

Sem comentários:

Enviar um comentário