segunda-feira, 30 de maio de 2011

"Més que un club"

Não podia deixar de dedicar um post ao grande clube que é o Futebol Clube de Barcelona. No passado Sábado deu mais uma demonstração de bom futebol.

Há jogadores que têm a sorte e a arte/habilidade de terem nascido numa determinada época e pertencerem a um determinado clube.

O Barcelona que venceu a Liga dos Campeões no Sábado, jogou com com 7 jogadores Espanhóis, todos eles campeões do Mundo, o Puyol entrou na segunda parte, elevando o número de Espanhóis campeões do Mundo para 8. Desses 8, 7 foram formados nas escolas do Barcelona, aos quais somamos o Messi que embora não seja Espanhol, foi promovido à equipa principal do Barcelona vindo das camadas jovens. Moral da história: o Barcelona tem 8 jogadores na equipa principal, titulares na maioria dos jogos, que são oriundos da formação do clube, 7 deles Espanhóis.

Destes 7 jogadores Espanhóis, gostaria de referir que 4 ganharam em 3 anos os seguintes títulos: Campeonato da Europa de Selecções; Campeonato do Mundo de Selecções; 2 Ligas dos Campeões da Europa de Clubes; 1 Campeonato do Mundo de Clubes; 3 Ligas Espanholas. Fico-me por aqui.

Estes 4 jogadores são os seguintes: Puyol; Iniesta; Xavi; Valdés.

O Piqué, Busquets e Pedro não venceram o Campeonato da Europa de Selecções, mas nenhum deles tem mais de 24 anos, por isso ainda têm essa possibilidade.

Junta-se a estes jogadores, o David Villa, que se transferiu no inicio da época para o Barcelona, e portanto ainda só ganhou um campeonato Espanhol, uma Liga dos Campeões, o Campeonato do Mundo de Selecções e o Campeonato da Europa de Selecções. Terá oportunidade no final do ano para ganhar o Campeonato do Mundo de Clubes.

Estes jogadores, fazem parte de uma geração de jogadores Espanhóis que ficará na História por terem ganho o Campeonato da Europa e o Campeonato do Mundo em 2 anos. Ficarão também na História do futebol por terem feito parte de uma equipa extraordinária, comandada por Guardiola, que joga um dos melhores futebóis que eu já vi e que soma a isso o facto de ganhar títulos. Há muitas equipas que jogam bom futebol, mas que não ganham títulos. Em apenas 3 anos marcarão a História do futebol nos próximos 50 (digo eu).

Daqui a 50 anos, ainda se falará da equipa do Barcelona de Guardiola e de jogadores como Xavi, Iniesta, Puyol, Valdés, Pedro, Busquets, Piqué e Villa.

Há muitos jogadores que ficaram na História por terem ganho muitos títulos e terem marcado gerações: Gento; Trapatoni; Ancelotti; Eusébio; Di Stefano; Muller; Puskas; e mais recentemente Raul; Giggs; Maldini e Seedorf. Só para citar alguns.

Mas quantos têm a honra de terem ganha tudo o que havia para ganhar, tanto em clubes como em selecções? Não muitos...

Sem comentários:

Enviar um comentário