quarta-feira, 11 de maio de 2011

Portugal, que tristeza que me dás

Portugal tem muitas coisas boas: o sol; o clima; a natureza; a história; a gastronomia; algumas pessoas; etc.

Portugal tem também coisas más. Já evito ver os telejornais porque em 60minutos de emissão, 20 são sobre politica, 10 sobre a crise, 10 sobre alguém que morreu ou que se está a queixar, 10 com um comentador qualquer e depois restam 3 para desporto, 3 para coisas boas que aconteceram no Mundo, 1 minuto de coisas boas que aconteceram em Portugal e 3 para eventos futuros. Não há pachorra para perder tanto tempo com isto.

Hoje li 3 notícias espectaculares, que mostram o estado triste/vergonhoso/quem sabe corrompido em que se encontra a nossa pseudo-Justiça:


I - "Guineense que originou tumulto tem ordem de expulsão"

Este cidadão exemplar, de 21 anos, foi identificado como assaltante e é suspeito de apenas 7 roubos por esticão. Tem também ordem de expulsão do país, mas o/a Juiz decidiu que ele estaria melhor nas ruas de Odivelas. Os restantes 7 cúmplices que foram detidos são suspeitos de "ameaças, incitação à violência, alteração de ordem pública, insultos, desacatos e tentativas de agressão à PSP".

Num país MINIMAMENTE civilizado este senhor já estaria na Guiné a esta hora, nem que fosse preciso enviar um avião da força aérea para a Guiné. Certamente não iria vazio.

Moral da história: Para que é que um policia se vai chatear a prender uma pessoa (seja da Guiné ou de Portugal) se passadas umas horas o/a Juiz já a mandou para a rua novamente? Mais vale ficar quietinho na esquadra.


II - "Tribunal anulou reunião que suspendeu Pinto da Costa e despromoveu Boavista"


- Quem não se lembra da mítica reunião que foi suspensa pelo Presidente da Conselho de Justiça da FPF e que foi depois reunir para um café, ou algo do género, para confirmar a pena de suspensão de Pinto da Costa e a despromoção do Boavista?
- Não sei se o PC é culpado ou inocente, não sei se o Boavista é culpado ou inocente, o que sei é que as escutas utilizadas como prova para os julgar foram consideradas nulas pelos tribunais e que apenas a justiça desportiva as considerou. (A mesma justiça que semanalmente vê agressões em campo por parte de jogadores, treinadores e dirigentes e actua da forma como todos sabemos publicamente)

Moral da história: Mais uma vez as leis/regras/regulamentos são para cumprir, quando não são cumpridos arrisca-se a dar bronca. É o caso.


III - "Abuso de poder de Ferreira Torres prescreve 15 anos depois"

Quem não se lembra deste senhor, que fez uma bela casa utilizando operários da câmara, pagos com dinheiro da câmara (ou seja, os nossos impostos) durante o horário de trabalho dos mesmos?

- Em 2004 o tribunal do Marco de Canaveses condenou Avelino Ferreira Torres a 3 anos de cadeia, com pena suspensa, pelo crime de peculato.
- Em 2006 o tribunal da relação (suponho que do Porto) condenou Avelino Ferreira Torres a 2 anos e 3 meses de cadeia, com pena suspensa, mas desta vez pelo crime de abuso de poder.
- 5 ANOS DEPOIS, o tribunal da relação do Porto considera prescrita a condenação e o senhor fica com o cadastro limpo, porque o processo se arrastou anos e anos devido a sucessivos recursos.

Já não há paciencia para estas coisas, que venha a Troika, ou quem quer que seja, e comece, de facto a avaliar esta gente que trabalha nos tribunais, desde Juízes, a Procuradores passando por oficiais de Justiça. Alguém andou a meter este processo no fundo da gaveta, nesse caso é tão criminoso quanto o Avelino Ferreira Torres.

Moral da história: Este senhor é tão bom cidadão quanto eu, temos ambos o cadastro limpinho. AH AH AH....triste país este onde vivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário