terça-feira, 3 de maio de 2011

Morte de Osama bin Laden

O Presidente dos EUA anunciou que Osama bin Laden foi morto.

Há quem diga que é verdade, há quem diga que é mentira.

Nem vou comentar o facto de haverem pessoas a congratularem-se com a morte de outro ser humano, seja ele o Osama, o Papa ou o vizinho do lado. Digo isto porque sou totalmente contra a pena de morte, portanto não posso ficar feliz com a morte de ninguém. Mas isso sou eu, e não vou comentar quem tem opinião diferente.

Há só três coisas que me metem um pouco de confusão.

Primeiro: O facto de aquando a morte de Saddam Hussein ter sido noticiada com direito a vídeo e tudo. Desta vez o homem foi morto, o corpo foi atirado ao mar e passadas umas escassas horas já estava feita a analise ao DNA. Porquê tanta pressa?

Segundo: Porquê ordens para matar? É assim que se faz justiça? O director da CIA disse afirmou que Osama bin Laden estava desarmado quando foi morto. Então porque não foi capturado e mostradas imagens de inspecções a piolhos na barba como fizeram a Saddam Hussein? Execução sumária?

Terceiro: O facto de os EUA não terem informado as autoridades do Paquistão sobre a intervenção. Então mas os EUA são donos do Mundo e podem entrar onde querem para fazer execuções sumárias?

Facto extra: Quem não se lembra de John Rambo a combater os Russos ao lado dos Mujahidin's Afegãos? Nessa altura os EUA apoiavam Osama bin Laden, hoje é terrorista. Há uns anos Saddam era amigo, "hoje" é terrorista. Hoje os rebeldes Libios são amigos, o que serão daqui a uns anos?

Sem comentários:

Enviar um comentário