quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Profissionalização dos árbitros

Os árbitros em Portugal vão ser profissionais. Os árbitros da primeira categoria já são muito bem remunerados, como se isso não fosse suficiente ainda vão receber mais.

O problema não é receberem mais, é receberem mais e só fazerem asneiras.

Muito se fala de jogadas de bastidores, não quero entrar por ai.

Mas afinal quais vão ser os árbitros profissionais durante 3 meses? Serão 12 (6 árbitros + 6 auxiliares, 4 árbitros + 8 auxiliares). Em principio serão escolhidos os árbitros internacionais.

Quero apenas falar de um: Olegário Manuel Bártolo Faustino Benquerença.

Este senhor, escolhido para o Mundial 2010, vai ser profissional.

Mas que empresa (LPFP) é que contraria um trabalhador que: não é coerente; não tem critérios uniformes; vaidoso e arrogante?

Vou justificar o meu ponto de vista. Este árbitro arbitrou, entre outros, os seguintes jogos em Portugal: Benfica-Nacional; Sporting-Benfica; Porto-Braga.

O que me leva a diz que não tem critérios e não é coerente é a analise destes 3 jogos.

No Benfica-Nacional o Luisão agride cobardemente a pontapé um jogador caído no chão. Decisão do árbitro: amarelo.

No Sporting-Benfica o João Pereira entra com os pés a frente sobre o Ramires, sem lhe acertar. O senhor ábitro a 30metros não teve dúvidas: Vermelho.

No Porto-Braga o Rafael Bastos entra duríssimo a 2 metros do árbitro e qual é a decisão? Amarelo.

Mas que pouca vergonha é esta? Quem é que avalia este senhor? Como é que vai ao Mundial2010?

Então o Luisão agride sem bola um jogador que está no chão e leva amarelo, o João Pereira entra duro mas não acerta e leva vermelho, o Rafael Bastos entra a 2 metros do árbitro (desta forma) e leva amarelo. E vai a liga promover a profissional este árbitro?

Digam-me qual a diferença da entra do João Pereira e desta última? Isto faz algum sentido?

Como dizia o Paulo Bento, vão ser profissionais incompetentes.

Aproveito ainda para deixar um pensamento. Qual a agressão mais grave? A do Luisão a um jogador no chão dentro do campo, ou a do Hulk a um elemento que o terá provocado e que nem poderia estar no túnel? Comparem as penas aos dois: Luisão amarelo, Hulk 4 meses.

Há outro jogador do Benfica que é castigado num processo sumarissimo a 2 jogos de suspensão no dia 2 de Fevereiro. O mesmo jogador joga durante mais 15 dias até que a pena é confirmada. Mas o Benfica recorreu do quê? Não me digam que não houve agressão? Ora vejam. Podem também comparar esta agressão com a de um jogador que levou 4 meses.

Viva a verdade desportiva.

1 comentário: