quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Economia Paralela

Parece que a economia paralela representou 24,2% do PIB em 2009. Sim senhor...continuem a não pedir facturas que a economia agradece.

Isto quer dizer que podíamos ter um crescimento económico digno de registo, mas em vez disso estamos constantemente em recessão.

A economia cresce, mas não é declarada. Alias, é declarada em automóveis, viagens, casas, etc..bens de consumo que não se percebe de onde vem o dinheiro.

Exemplo disto foi a promoção da media markt que ofereceu o IVA em todas as compras realizadas entre as 00h e as 3h do dia 8 de Dezembro. A radio popular vai abrir uma loja numa zona próxima e a media markt tomou esta decisão. Resultado? A loja ficou sem artigos, fechou perto das 8h da manhã e a fila de automóveis chegou a 3km. Não há dinheiro?? LOL..comédia só pode.

Gostava de saber quantos restaurantes, cafés, pastelarias, pedreiros, pintores, electricistas, canalizadores, lojas de rua, oficinas, etc pagam IRC. Quantas delas darão lucros? Muito poucas, só aquelas que o negócio não lhes permite entrar na economia paralela...

Quanto a mim, estou de consciência tranquilo. Até quando vou comer um gelado peço factura. Deve ser coisa rara, pela reacção das pessoas ao meu pedido.

P.S. Peço desculpa a quem tem negócios nas áreas acima indicadas e o faz de forma correcta, mas certamente reconhecem que são casos raros, uma vénia para eles.

Sem comentários:

Enviar um comentário