segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pobreza

Há umas semanas houve um programa do Prós-e-Contras em que falou um Comandante da TAP que teve a iniciativa de promover um abaixo assinado para que pudessem ser utilizadas as refeições não usadas pelas empresas de catering. Ou seja, para dar as sobras a quem mais necessitava.

Essa mesma pessoa explicou que durante alguns meses tentou arranjar uma forma de permitir isso, mas que as informações que os restaurantes/caterings lhe davam era que a lei não deixava. Quando confrontou a ASAE, foi informado que a lei permite isso, de acordo com determinadas normas. Ou seja, o abaixo assinado não valia de muito, visto que a lei não necessitava de ser alterada.

Até o Presidente da República apadrinhou a iniciativa, seja lá o que isso for.

Este movimento permitiu que as pessoas tivessem consciência do que se estava a passar. Milhares de refeições que diariamente eram enviadas para o lixo, quando há pessoas a passar fome.

Visto que a lei o permitia, meteu mãos à obra e contactou algumas autarquias (Oeiras pelo menos) que se mostraram interessadas num projecto de utilização de sobras. A restauração e a hotelaria mostraram-se muito interessados em participar no projecto.

A verdade é que no dia 16 de Dezembro li a seguinte notícia. NEM UM dos 25 mil associados se tinha associado à iniciativa.

Desde há muito tempo que os ouvimos preocupados com a fome, mas na prática nada fazem para a combater. São das empresas que menos impostos pagam, são das empresas que mais usam mão-de-obra ilegal e são dos que têm mais desperdício, e depois ainda dão ares de bons samaritanos.

Sabem o que é que os restaurantes/hotelaria querem? Querem que se mude a lei para permitir guardar refeições de um dia para o outro. Sabem muito...

1 comentário:

  1. Só tenho a dizer que este povinho medíocre que só pensa no seu umbigo é uma tristeza...

    ResponderEliminar