quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mundial 2018, bom ou mau?

Hoje, às 15.00h vamos saber quem organiza o campeonato do Mundo de Futebol de 2018, concorrem Portugal&Espanha, Holanda&Bélgica, Rússia e Inglaterra.

Vamos também saber quem organiza o campeonato do Mundo de Futebol de 2022, concorrem: Austrália, Japão, Qatar, Correia do Sul e EUA. Destes últimos gostava que ganha-se a Austrália ou o Qatar. Não acredito que o Qatar ganhe, penso que a discussão vai ser entre a Austrália e os EUA. Veremos...

Quanto à candidatura onde Portugal se insere, tenho um misto de sentimentos.
Por um lado, seria muito bom para Portugal e para os Portugueses fazer parte da organização do Mundial de Futebol de 2018.

Por outro, parece que somos uma província de Espanha. A realidade é que não temos instalações desportivas para organizar um campeonato do Mundo (estádios com mais de 40mil lugares e o jogo de abertura e a final com mais de 80mil). Como temos estádios relativamente novos, não faria sentido construir mais estádios para cumprir os critérios.

A Espanha tem esses estádios, tem essa capacidade e nós parece que aparecemos como penetras. Espanha apresenta 9 estádios, Portugal 3. Eles vão ter 45 jogos em provavelmente 7 cidades, nós vamos ter 19 jogos em 2 cidades. Ou seja não podemos falar numa organização Espanha & Portugal.

Temos de falar numa organização Espanhola com o apoio de Portugal, e é isso que me deixa um pouco desgostoso. Se não temos capacidade para organizar, mais vale ficar de fora, não andamos a meter-nos debaixo do ombro de ninguém para aparecer na fotografia. Por outro lado se esquecermos este orgulho podemos beneficiar com isto.

Não sei para que lado pender...daqui a 3h já sei o que pensar. No meu ponto de vista a candidatura Holanda&Bélgica está condenada, temos então 2 fortes candidatos: Rússia e Inglaterra.

Tal como a Espanha, a Inglaterra tem condições para organizar um evento destes já amanhã. São um povo que vive e respira futebol por isso se calhar são os mais fortes candidatos. Por outro lado temos a Rússia que nos últimos anos tem emergido no futebol com muitos "mecenas" e que consegue mesmo ter equipas competitivas no futebol Europeu.

Veremos quem ganha.

P.S. Se ganharmos uma coisa é certa: Ou temos TGV para 2018 ou nunca mais o devemos fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário