terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Os livros de JRS

Como prometido, vou falar sobre os romances de José Rodrigues dos Santos.


2002 A ilha das Trevas
Fala sobre a passagem dos Portugueses em Timor. Da altura da invasão Indonésia em 1975 e do referendo de 1999 que culminou no massacre de Santa Cruz. Um romance que cativa desde o inicio a nossa atenção e nos prende à personagem principal, Paulino.


2004 - A Filha do Capitão
Um relator sobre a presença Portuguesa na Primeira Guerra Mundial, nas trincheiras da Flandres. Fala-nos do amor entre a a personagem principal, o Capitão Afonso Brandão e uma bela Francesa. Na minha opinião o romance menos conseguido de JRS. Demasiado longo nas descrições e com pouca acção, comparativamente às restantes obras.
Ainda assim, dá-nos uma imagem do que terá sido o inferno de milhares de Portugueses na Primeira Guerra Mundial. Sem dúvida uma homenagem aos soldados e às suas famílias.


2005 - O Codex 632
Primeiro romance com a personagem Tomás Noronha. Professor de História na UNL e mestre em línguas antigas e criptanálise. Neste romance é contratado para descodificar uma cifra sobre a identidade de Cristovão Colombo.


2006 - A Fórmula de Deus
Segunda aparição de Tomás Noronha, que nos permite mergulhar na vida desta personagem que encontra problemas na vida, comuns a muitos Portugueses. Neste romance segue-se uma fórmula de Einstein que nos leva ao Irão. Viajamos ainda pelo Tibete e é-nos apresentada uma personagem descrita como apaixonante, a bela Ariana. Tomás é recrutado pela CIA e pela primeira vez vê a sua vida em perigo, fruto das várias experiências em torno da existência
de Deus. O primeiro livro de JRS que li, e sem dúvida cativante do início ao fim


2007 - O Sétimo Selo
Talvez a melhor aparição de Tomás Noronha. Este romance fala-nos da importância da energia nas nossas vidas, mais propriamente do Petróleo. Uma visão assustadora do que nos espera com o fim do Petróleo, bem como de um negócio mundialmente lucrativo controlado pela OPEP.
Mais uma vez viajamos pelo Mundo, percorremos o transiberiano (uma viagem fantástica que dá vontade de fazer na realidade), passamos pelo Médio Oriente e vamos terminar na Austrália. Depois de ler este livro, a vontade de conhecer os locais de passagem da personagem cresceu exponencialmente.


2008 - A vida num sopro
Quando este livro foi colocado à venda, fiquei muito triste, não era com o Tomás Noronha. Mal sabia eu, que ia ser o meu livro preferido. Este romance fala da história de amor entre Luís e Amélia, Um amor proibido que todos tentam destruir. Viajamos para um período da História Portuguesa, a ascensão de Salazar ao poder e a criação do Estado Novo.
Um livro extraordinário. Comecei a ler numa noite, e no final da noite seguinte estava lido, não descansei enquanto soube o final da história.
Final feliz? Final triste? Vale a pena ler sem dúvida.


2009 - Fúria Divina
O regresso do Tomás Noronha. Mais uma vez Tomás é contratado pela CIA para descodificar uma mensagem da Al-Qaeda (6AYHAS1HA8RU).
Uma nova aventura de acção que nos leva ao Paquistão, ao Egipto e muitos outros locais do Mundo de modo a compreendermos as diferentes formas do Islão. A forma de pensar das pessoas do outro lado do Mundo, bem como a realidade em que vivem. Um espelho do Mundo actual e do constante clima de suspeição entre ocidente e oriente.


2010 - O Anjo Branco
José Branco, pai de JRS, ambicionava ser médico para ir para Moçambique. Na década de 60 decidiu criar um serviço revolucionário: o serviço médico aéreo.
Com o desenrolar da guerra colonial, a vida tornou-se cada vez mais agitada na Cidade de Tete. Um dia, seguindo o seu instinto foi verificar o que tinha acontecido numa aldeia perto de Tete, deu com um episódio que viria a ser um dos maiores segredos de Portugal na guerra do ultramar: Massacre de Wyriamu.
Este romance fala-nos da presença de Portugal em Moçambique e mostra-nos o melhor e o pior da nossa presença nas colónias.
Nem tudo foi mau, mas obviamente nem tudo foram rosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário