sexta-feira, 14 de maio de 2010

Braga campeão na secretaria??

Os jogos e campeonatos ganham-se no campo, mas há regulamentos que têm de ser cumpridos por todos.

A verdade é que os adeptos e atletas do benfica não têm culpa do clube não ter cumprido os regulamentos. Mas, não é menos verdade que quando 15 cumprem e 1 não cumpre, o que não cumpre tem de ser punido por isso.

Hoje chegou-me um email a relatar uma situação que acabei por investigar. Passo a enumerar os dados:

1- O artigo 5º do regulamento relativo ao estatuto e transferências de jogadores da FPF diz o seguinte:

"1. Um jogador tem de estar inscrito numa Federação para poder jogar por um clube, (...). Pelo acto de se inscrever, o jogador aceita respeitar os Estatutos e a regulamentação da FIFA, das confederações e das Federações. (...) 3. Os jogadores podem ser inscritos por um máximo de três clubes durante o período compreendido entre 1 de Julho e 30 de Junho do ano seguinte. Durante este período, o jogador só é qualificável para participar em Jogos Oficiais por dois clubes."

Regulamento aprovado pelo comité executivo da FIFA.

2- O jogador Alan Kardec de Souza Pereira Junior jogou em Agosto de 2009 pelo Vasco da Gama e em Novembro de 2009 pelo Internacional; (como se pode confirmar no final)

3- O mesmo jogador foi contratado pelo SLB e participou em 13 jogos entre Janeiro de 2010 e Maio de 2010;

4- O jogador Alan Kardec jogou por três clubes entre 1 de Julho de 2009 e 30 de Junho de 2010;

Resta-me concluir que a utilização do jogador Alan Kardec por parte do SLB foi portanto efectuada irregularmente;

5- O Benfica utilizou (irregularmente?) o jogador Alan Kardec 8 vezes no Liga Sagres, nos quais conquistou 19 pontos;

6- O Benfica utilizou (irregularmente?) o jogador Alan Kardec 3 vezes na Carlsberg Cup, nos quais conquistou 3 vitórias, entre as quais nas meias-finais e final da campetição;

7- No dia 13 de Janeiro de 2008 o jogador Meyong participou num jogo do Belenenses contra a Naval, sendo o 3º clube representado na mesma época;

8- O Belenenses viria a ser castigado com uma derrota no mesmo jogo, bem como uma perda adicional de 3 pontos, devido a utilização irregular do jogador;

O senhor Ricardo Costa (responsável pela suspensão indevida dos jogadores Hulk e Sapunaru) disse o seguinte há 2 anos:

"(...) considerou que foram aplicadas as penas mínimas porque não houve intenção, mas sim negligência do clube e de Meyong. "Não são as Ligas ou as Federações que terão que averiguar o número de utilizações de um jogador. Quem tem de averiguar isso é o clube que contratou o jogador e, se não o fez, é porque não foi diligente" "

Resta-me concluir que no mínimo o SLB deveria ser castigado pelo não cumprimento do regulamento. Qual a condenação? Não sei, mas com utilização indevida em tantos jogos, no mínimo teria de ficar fora da Champions League.

Todos os factos apresentados foram confirmados, como prova ficam duas imagens dos documentos oficiais da Confederação Brasileira de Futebol.





P.S. Este post é claramento utópico. Jamais o Benfica seria punido de forma a perder seja o que fôr. O regulamento da FPF não serve para nada, embora diga uma coisa, o que conta é do FIFA que permite que um jogador possa jogar por 3 clubes, se não forem coincidentes as datas de inicio das epocas. O regulamento da FPF é só para "inglês ver" na prática não serve para nada!

1 comentário:

  1. Mais um caso dos vermelhos que vai dar em nada..!!

    E o ignorante, sou eu??

    ResponderEliminar