sexta-feira, 28 de maio de 2010

Para o meu Amor!

Este post é dedicado à Teresa, no dia em que terminou as aulas do Mestrado em Direito na UCP.

Em primeiro lugar quero destacar um pormenor muito importante durante este trajecto:
Acordar cedo. A Teresa conseguiu ao longo de 5 anos acordar entre as 5h30 e as 6h30 todos os dias da semana, deitando-se muitas vezes para lá da meia noite, ou seja conseguiu atingir os seus objectivos com muito sucesso com apenas 4-5h de sono semanal, eu não sei se conseguiria, andaria feito zombie de certeza!

Fico feliz por ter feito esta caminha ao teu lado, foram vários os momentos em que fiz parte:

-A escolha da Universidade, sugerindo-te uma opção que te iria premiar pelo mérito, possibilitando que não pagasses propinas durante o curso numa Universidade prestigiada (felizmente mantiveste o mérito e foram 5 anos com bolsa de mérito);

-A candidatura. Fui contigo à UCP entregar os documentos para a candidatura;

-A inscrição. Não fui contigo, mas foi a minha irmã entregar os papéis enquanto nós estávamos a apanhar banhos de sol em Porto Santo;

-O primeiro exame oral. Fiquei na rua a ouvir-te enquanto o GRANDE Professor Germano Marques da Silva te avaliava em direito penal;

(às vezes sinto que também tirei o curso, tantos são os professores que "conheço" e tantas as leis que por curiosidade acabei por ler, tantas foram as nossas discussões sobre o Direito, embora eu seja um outsider. Muitos Professores admiro e o Prof. Germano Marques da Silva é um deles, um Senhor!!!)

-A entrega dos diplomas de mérito. Não fui à primeira entrega, nem à última, à primeira não atribuíste grande valor e por isso acabei por não ir, na última (entrega do diploma de licenciatura) estava à tua espera em Helsínquia, não pude estar presente;

-Muitos dias de exame em que levei o carro às 7h da manhã para que pudesses ter mais 1h de estudo ou 1h de sono;

-Muitos dias e muitas noites em que te acompanhei enquanto estudavas, eu estava sempre lá. Ora a estudar, ora a ver tv, a dormir, a comer..fosse o que fosse estava ao teu lado;

-Muitos dias em que fui expulso do teu quarto para recitares um livro inteiro de 500páginas na vespera do exame, haja cabeça para isso;

-Nas horas em que sabias as notas (boas e menos boas) e que partilhavas a alegria ou frustração comigo, e em que tinha a dificil tarefa de te explicar que um 15 não era uma nota má (depende da fasquia claro, ainda bem que a tua é sempre alta);

-Diariamente a ouvir as peripécias de cada aula, de cada professor, de cada teste, de cada trabalho, eu soube sempre tudo, obrigado por isso, obrigado por confiares em mim;

-Depois de 5 anos partilhados entre a Engenharia e o Direito, tenho a certeza absoluta que se for estudar Direito tiro o curso com uma perna às costas, as tuas explicações durante 5 anos fazem já muitas horas de estudo e os teus apontamentos, tantas vezes requisitados facilitariam muito a minha vida;

Por tudo isto, Parabéns! Tenho a certeza que em Setembro vais chorar por não teres aulas, tanta foi a dedicação!

Desde já te desejo toda a felicidade do Mundo, tenho a certeza que irás ter um futuro profissional de grande sucesso, eu acredito que o mérito é reconhecido no nosso país (se não fôr.....). Espero que não desistas de querer ser seja o que for, advogada, juíza, procuradora ou professora (ou outra coisa qualquer).

Tenho a certeza que atingirás o teu objectivo, como até hoje o fizeste.

Parabéns meu Amor! És a maior do Mundo!

5 comentários:

  1. NO words!!! (grande aplauso durante 5 min de pé)

    ResponderEliminar
  2. My love, obrigada!
    Tu foste, és e serás sempre a minha inspiração, para um dia, juntos, construirmos uma família, carreiras profissionais de grande sucesso a fazer o que gostamos, e claro,para juntos termos uma casa cheia de crianças,num terreno gigante, com a nossa horta e alguns animais (só de estimação)...para um dia darmos a volta ao mundo numa autocaravana..para um dia montarmos aquele nosso negócio parecido a uma Disneyland..enfim, para um dia deixarmos de sonhar e passarmos à prática em tudo! :P

    Os últimos 5 anos não custaram nada,porque quem corre por gosto não cansa...

    Obrigada por todas as horas, minutos, segundos a aturar-me...a aturar os meus dramas jurídicos, as minhas horas e horas de estudo sem te dar sequer um beijinho, os momentos em que, de facto, te expulsei do quarto, mas também os momentos em que, secantemente, me ouviste a falar sobre as teorias do direito, sobre os testes, exames, trabalhos e sobre os case studies que fiz..obrigada ainda pelas vezes que foste comigo à Almedina comprar resmas de livros, e pelas vezes que foste comigo comprar estantes para os arrumar...obrigada pelas milhares de respostas às milhares de perguntas que eu te fazia antes de tomar uma decisão, só para ter a certeza que era a decisão perfeita e a melhor. Obrigada por dizeres sempre que as capas dos meus trabalhos ou os slides das apresentações que fiz estavam lindos..lol e por dizeres sempre, antes dos meus exames, testes, etc. que eu era a BOSSinha! Obrigada por deixares o meu ego lá em cimaaa sempre! e desculpa todas as vezes em que te disse: agora não posso, tenho de estudar..vou ter exame daqui a 5 dias e ainda não estudei nada...ainda tenho de ler mais 4x o livro.LOL eu sei que às vezes posso ser um bocadinho exagerada..mas é por uma boa causa.

    Se alguém, algum dia, porventura, ler isto, não fique a pensar que passei 5 anos a estudar estudar estudar e não fiz mais nd da vida...LOl tenho a minha vida social em alta, muitos amigos e estou quase a casar-me com o homem da minha vida :)! há tempo para tudo, e o curso de Direito faz-se de olhos fechados...só é preciso o "bixinho", mais nada!.

    Beijiiitos

    ResponderEliminar
  3. Só não vos invejo porque isso é feio =)

    ResponderEliminar
  4. Diogo, esse é, de facto, um dos 7 pecados capitais...:p

    ResponderEliminar