domingo, 23 de maio de 2010

Desperdício de recursos

Este post teve duas fontes inspiradoras: uma mensagem que recebi e este artigo que li de manhã.

Todos nós desperdiçamos recursos todos os dias (uns mais do que os outros), seja água, comida, energia, gasolina..etc.

A sociedade de consumo em que vivemos transmite-nos essa ideia, a de usar, abusar, usar e abusar ..porque de onde vem "esse" há muitos mais para virem.

A realidade é que isso não é verdade.

Se reduzirmos o desperdício poupamos muito dinheiro, muitos recursos, e mais pessoas podem ter acesso a eles. Pessoas a quem faz muito mais falta do que a nós.

Ainda ontem ao vir para casa durante a noite, reparei nas milhares de lâmpadas acesas na rua, em algumas ruas nunca chega a ficar noite. Belo negócio para a EDP, e quem paga? A câmara (e quem paga a câmara? nós todos).

Não sou perfeito, ninguém o é, mas tento sempre não desperdiçar seja no que for. Por isso é que ando devagar na estrada, por isso é que não tomo banhos, mas sim duches rápidos, por isso é que não ligo a luz quando chego a casa (esta foi boa), por isso é que não gosto de ver comida a ir para o lixo. Não se come hoje, come-se amanhã.

A generalidade dos portugueses não dá valor a nada, por isso é que desperdiça.

Infelizmente somos um país rico em recursos e pobre em mentalidade, por isso é que a maioria das pessoas não se preocupada com o desperdício.

Vou acabar com uma frase do Sr. Mark Boyle.

“A falta de relação que temos com o que consumimos é a primeira causa da cultura de desperdício que vivemos hoje. Se tivéssemos que plantar a nossa própria comida, não desperdiçaríamos um terço dela”.

2 comentários:

  1. Faz-me tb tanta confusão...
    Vá, a questão das luzes na rua eu ainda compreendo, acaba por diminuir o perigo em certas localidades. Eu por exemplo, ao chegar a casa de noite (4h, 5h da manhã) não deixo de ter receio desde que saio do táxi ou autocarro até entrar dentro do prédio.

    Agora quanto ao resto.... "Na boa, pah!".

    'Bora' ir ao chimarrão, encher o prato de comida e se não me apetecer mais não faz mal, paga-se o mesmo! Quero lá saber que vá para o lixo! (Diga-se de partida que eu já assisti a comentários destes. Sem tirar nem por!)

    'Bora' lá construir estádios de futebol pelo país inteiro para se fazerem apenas 1, 2 jogos e assinar contracto com os espanhóis para se fazer o TGV em tempo de crise!
    Não haja dúvida que, de momento, são benefícios muitíssimo importantes para o nosso país! :D:D

    'Bora' deitar notas de 50 e 500 euros ao ar! É só papel!


    Bem beijinhos, back to work :P
    **

    ResponderEliminar
  2. Ana, uma coisa é haver luz na rua, outra é a noite parecer dia!

    Estragar comida..faz-me mesmo confusão ao sistema nervoso. Nunca passei fome, mas acredito que há milhões de pessoas, milhões de crianças que dariam muita coisa para comer os restos do Chimarrão!

    Quanto aos estádios de futebol, Portugal só ficou a ganhar com isso, o Euro2004 foi importante para o país. Publicidade em todo o Mundo, se precisávamos de 10 estádios? Talvez não, 8 chegavam bem!

    Relativamente ao TGV, o problema não é saber o quanto custa, é saber o quanto temos perdido nos últimos 20 anos por não o termos.
    Bjs

    ResponderEliminar