quinta-feira, 20 de maio de 2010

A crise chegou à banca - Finalmente...

O Presidente do BPI disse há dias que " neste momento o país não consegue financiar-se", não é o país que não se consegue endividar é o banco que ele dirige que não se consegue endividar.

Ou seja, 2 anos depois do inicio da crise financeira, há um presidente de um banco que se queixa da crise. O BPI está a passar dificuldades para expandir o negócio.

Quantos milhares de empresários não têm o mesmo problema todos os dias??

Os bancos ganham dinheiro de muitas formas, cobram comissões às empresas por teres sistemas de multibanco, cobram dinheiro às pessoas para que possam ter cartões, cobram dinheiro às pessoas para que tenham contas, cobram tudo e mais alguma coisa.

O que acontece é que nos últimos anos os bancos vendem dinheiro a toda e qualquer pessoa sem se preocuparem se o devem ou não fazer. Se eu me apetecer comprar um Ferrari o banco vende-me dinheiro, se eu quiser fazer uma piscina o banco vende-me dinheiro, se eu quiser ir para Cuba o banco leva-me lá..etc..etc..

Curiosamente foi o banco BPI que ainda eu não tinha acabado o curso e já me estava a oferecer um cartão de crédito com um limite de 2,500€. Não me conheciam de lado nenhum, tinha uma conta a zero há quatro anos e mesmo assim davam-me crédito de 2,500€. Já não dá para mais agora??

Hoje, é preciso dinheiro para vender e não há!!

Há ainda outra forma de ganharem dinheiro: compram dinheiro e vendem dinheiro.

Fui verificar, e recebo por ter "emprestado" o meu dinheiro ao banco para o banco o vender a alguém 0.31% (valor líquido). Ou seja, o banco paga-me 0.31% pelo meu dinheiro e depois se for preciso vai vende-lo a 10%. Isto é que é negócio.

Se os senhores banqueiros tivessem cuidado a quem emprestavam o dinheiro não tinha havido nenhuma crise.

Em Portugal existe 1.09 mil milhões de euros de crédito mal parado, no crédito ao consumo (viagens, carros, roupa, tralha para a casa, ou seja vaidade). Ou seja, eu ando a pôr o meu dinheiro no banco (que me dá 0.31%) e depois o banco anda a emprestar dinheiro a esta gente para andarem a promover crises.

Está é na hora de tirar de lá o dinheiro todo. Pelo menos não ando a contribuir para o aumento do crédito mal parado em Portugal.

Este artigo diz tudo

Sem comentários:

Enviar um comentário