quinta-feira, 13 de maio de 2010

O benfica, o Papa e os impostos..

É espantoso o timing decidido pelo Governo para anunciar um aumento de impostos com vista a combater o deficit.

Não ponho em causa a sua necessidade, penso apenas que reduzir 5% indiscriminadamente os políticos/gestores públicos/etc não faz sentido. Desta forma consideram-se todos "farinha do mesmo saco", quando não o são. Há que premiar o mérito e penalizar a incompetência, desta forma não se atrai a "nata" para os cargos públicos, apenas levará a que mais incompetentes tentem fazer carreira em empresas públicas, sem nada terem de provar.

Relativamente ao IVA, como já defendi antes, deviam era aumentar 5% (para a taxa máxima os bens de consumo) e na restauração era aumentar 13% ( taxa máxima também), procedendo ao respectivo reembolso de 2 em 2 meses por exemplo, para combater a economia paralela. Com este aumento, apenas vai aumentar a economia paralela. Vão haver muitas empresas a aumentar os custos, o pessoal, mas a registarem prejuízos (vá-se lá saber como).

Mas voltando ao inicio, anunciar estes aumentos uns dias depois de milhares de pessoas terem estado em êxtase com a vitória do Benfica e outros tantos milhares estarem deslumbrados com o Papa Bento XVI é sem dúvida um anuncio cheio de intencionalidade, nem os directores de campanhas publicitárias se lembrariam de tal timing.

Com meio povo distraído, não haveria oportunidade como esta para anunciar tais medidas. Bela jogada do PM e M.Finanças com o apoio do PPC. Parabéns aos 3!!

P.S. Já agora agradeçam ao plantel do Benfica e companhia e ao Santo Padre.

Sem comentários:

Enviar um comentário