segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia da Mulher

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Principalmente para lembrar que as mulheres devem ter melhores condições no trabalho e também direito ao voto.

O direito ao voto já foi alcançado em Portugal. Felizmente.

Falemos das condições no trabalho.

Muitos dados são mostrados todos os anos, eu vou falar dos que tenho ao meu dispor.

Analisando uma amostra superior a 3,2 Milhões de trabalhadores, as mulheres correspondem a 43,75% e os homens 56,25%.

Apesar de o número de mulheres ser inferior ao de homens, existem mais mulheres com ensino superior do que homens. 214mil mulheres contra 198mil homens.

Ou seja, mais de 15% das mulheres presentes na amostra têm um curso superior, enquanto apenas 10,95% de homens o tem.

Vamos agora analisar a posição que ocupam nas empresas: 54,19% das mulheres são consideradas profissionais qualificadas ou superior. Nada mau diriam voces.

A verdade é que os homens, embora tenham menores qualificações, conseguem em 69% dos casos atingir esse posto. Mais 15%.

Relativamente aos salários, as mulheres ganham em média menos 14% do que os homens.

Depois de ver estes dados e sabendo que mais de 60% dos recém-licenciados são mulheres. Uma coisa tenho a certeza, daqui a 10-20 anos a realidade vai ser muito diferente.

Quero ver se há alguém que vai ao JopShop da Católica 2023 dizer o seguinte: "Se alguém quer ser mãe, pode esquecer ser sócia na minha sociedade". Não irá acontecer de certeza, só se as mulheres já estiverem contentes com o que conquistaram.

P.S. Os dados apresentados são apenas estatísticos, mais do que isso é trabalho que poderá ser objecto de estudo no meu futuro como investigado, por isso não merece discussão neste post.

Sem comentários:

Enviar um comentário