quarta-feira, 10 de março de 2010

Pagar para representar Portugal

É com grande revolta que escrevo este post.

Neste momento realizam-se os campeonatos Europeus de Kung Fu na Turquia. Portugal está representado por 3 atletas, 1 seleccionador e um árbitro.

Neste momento Portugal conquistou uma medalha de bronze, tem um atleta nas meias finais e outro foi eliminado na primeira ronda. Com apenas 3 atletas, conquistar 1 medalha e para já umas meias finais, diria que o resultado é bastante bom.

O problema é que os atletas tiveram de pagar a sua participação numa competição internacional, na qual representam Portugal.

Então mas há dinheiro para pagar viagens a tantas pessoas que nada dignificam o nosso Portugal e não há dinheiro para pagar a viagem a 3 atletas?

Ainda no outro dia escrevia sobre o escandaloso que é cada deputado eleito fora de Portugal Continental (e são 15) ter direito a uma viagem semanal na tarifa máxima (porque não noutra tarifa?) e depois não há dinheiro para pagar uma viagem a atletas que se esforçam para alcançar resultados e dignificarem Portugal.

Não importa quem tem a culpa, se a Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas que não cumpriu as obrigações legais para com o Instituto de Desporto de Portugal, se o Instituto de Desporto de Portugal que não disponibilizou as verbas, se o secretário de Estado que não faz pressão para aumentar as verbas do OE. Quem não teve a culpa de certeza foram os atletas e são os únicos prejudicados.

Eu, que já tive a honra e privilégio de usar as cores da bandeira Portuguesa, sei bem o gosto que dá fazê-lo. Tive a sorte de não ter de pagar as viagens. Não tive de pagar para ter esse prazer. E acreditem é algo que nos marca para toda a vida. Talvez por isso hoje goste e sinta o desporto de forma diferente. Por isso estudo o desporto e não outra actividade.

É triste ver que em Portugal apenas há dinheiro para o Futebol. O problema não é o futebol, o problema é darem-se milhões, alguém fica com eles e os resultados não aparecem. Afinal de contas que conquistas internacionais (medalhas de Ouro) é que o Futebol deu a Portugal?
Apenas as camadas jovens, e noutros tempos. Aqueles em que era o sonho a comandar a vida e não o dinheiro.

1 comentário: