quinta-feira, 4 de março de 2010

O valor das "coisas"

Chamei "coisas" porque para além de se aplicar a coisas (objectos) pode-se também aplicar à licença desportiva de um jogador de futebol.

Ontem nem parece que Portugal jogou.

Para além de ter jogado a selecção sub-23 jogou também a selecção AA, aquela que vai estar presente no Mundial 2010. Goste-se ou não dos jogadores, treinadores, dirigentes, etc, é o Hino de Portugal que vai passar nos estádios e é a bandeira de Portugal que vai estar hasteada.

Mas digo que não parece que Portugal jogou, porque ao ver os jornais desportivos de hoje apenas um tinha uma capa dedicada à selecção.

Os outros jornais estão mais preocupados com a asa esquerda do Benfica e com o jogo do Paraguai com o Atlético de Bilbau, algo merecedor de uma capa de jornal em Portugal.

Apenas decidi escrever porque li num jornal inglês que o Chelsea quer "comprar" o David Luiz por 10 milhões de libras.

Mas afinal quanto vale um jogador? Um jogador, assim como qualquer outra "coisa" vale o que as pessoas/empresas estão dispostas a dar por elas.

Eu posso dizer que o meu belo Polo 1.0 Fox vale 50mil euros. Mas há alguém que me vai dar 50mil euros por ele? É óbvio que não (se conhecerem digam-me que dou-vos 20% de comissão).

Por isso o meu Polo vale aquilo que uma pessoa está disposta a dar por ele. Se for no máximo 500€, então o meu carro vale 500€. O mesmo para uma casa, eu posso pedir 3M€ pela minha casa, ou por um casaco/telemóvel/saca-rolhas/afia.

Assim sendo não interessa pôr uma clausula de rescisão de X para dizer que um jogador vale X, o jogador vale aquilo que outro clube está disposto a pagar por ele.

Será que o David Luiz vale 10 milhões de Libras? Valerá mais? Valerá menos?

Quando for vendido logo vemos o quanto vale.

Sem comentários:

Enviar um comentário