quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ajudar não custa nada

Ontem foi um dia muito feliz, com o nascimento do Tiago, mas ao chegar a casa tive uma triste noticia, há quem precise de ajuda para continuar a sorrir.

Soube através da Teresa que um familiar de um colega de faculdade sofre de LLA-Leucemia Linfoblástica Aguda, uma criança de 6 anos. Infelizmente há uma família que hoje sente o sentimento oposto ao meu. A angustia de saber que sozinhos não consegues, precisam da ajuda de todos nós.

O Afonso é uma criança, entre as muitas, que infelizmente precisa de ajuda para vencer a doença.

Há que tomar apenas uma decisão: Ser dador de medula óssea.

Eu já sou!!

Não posso ajudar de outra forma que não seja conseguir que mais pessoas façam parte da lista de dadores, e é para isso que te deixo um desafio.

Junta-te aos dadores.

Os requisitos são:

-ter entre 18 e 45 anos;
-peso mínimo de 50 kg; (se não tiveres está na hora de engordar)
-ser saudável;
-nunca ter recebido transfusões.

Se for precisa informação adicional, de como/onde/quando fazer a inscrição como dador, facilmente recolherei essa informação.

Enquanto dava sangue na faculdade foi-me explicado que se tivermos a sorte de sermos chamados (e digo sorte porque é sinal que estamos a ajudar alguém que precisa), realizamos uns testes, sabemos se somos realmente compatíveis e se temos saúde e depois começa o processo. Levamos uma injecção de um estimulador de algo no sangue, que agora não me lembro, e depois é a mesma coisa que dar sangue. O sangue sai por um braço, passa por uma máquina que retira o componente necessário e volta a entrar por outro braço. E isto poderá acontecer de 4-6h. Se pensarmos que este simples procedimento pode devolver o sorriso a uma pessoa e a toda a sua família, é um esforço irrisório, daí ter aceite sem pensar 2 vezes fazer parte do grupo de dadores de medula óssea.

Antes do Natal recebi uma carta em casa do Centro de Histocompatibilidade do Sul e sinceramente pensei logo que fosse algo relacionado com um possível doente compatível, infelizmente não era. Era uma carta personalizada a desejar um Feliz Natal. Personalizada porquê? Porque cada pessoa é única, e é por isso que as devemos preservar e ajudar.

Não sejas egoísta, acredita que podes salvar uma vida, a do Afonso ou a de outros "Afonsos" em todo o Mundo.

2 comentários:

  1. Sou dadora já há uns 5 anos e nunca fui chamada... quando uma pessoa se põe a pensar que isto é uma base de dados a nível mundial e que mesmo assim é tão difícil encontrar dadores compatíveis...

    ResponderEliminar
  2. Olá A.
    Eu também já sou dador há cerca de 2 anos e infelizmente nunca fui contactado. No Natal ao receber a carta ainda pensei que pudesse ajudar alguém mas não foi o caso.

    De qualquer das maneiras só nos resta fazer com que a lista de pessoas seja cada vez maior de modo a aumentar a probabilidade de alguém ser ajudado.

    No limite deveríamos ser uns 3-4 mil milhões, fora as crianças e os doentes, mas isso é utopia a mais...

    ResponderEliminar