quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O futuro em cacos

Ontem tive oportunidade de assistir ao filme Avatar.

Um filme com detalhes extraordinários que nos levam para Pandora, a beleza da natureza, a harmonia com que natureza e Na'vi vivem juntos, o respeito para com o irmão do lado.

Várias interpretações podem ser retiradas do filme, eu retiro as seguintes:

- Devemos ter o respeito pela natureza, devemos viver dela e para ela.

- Ninguém escolhe onde nasce, o filho de uma terra tem tanto direito ao bem natural existente como qualquer outro filho. (Ninguém compra o sub-solo ou o manto de um terreno, compra a crusta/crosta, por isso aquilo que está lá enterrado não deve ser apenas de um, por vezes com informação privilegiada, porque se assim for eu quando compro a crusta/crosta também estou a comprar a troposfera e a estratosfera, e assim sendo aí do avião que lá passar ou de quem fizer o seu fumo lá passar, longo texto que faria sobre isto...)

- Ninguém tem o direito de invadir/expulsar pessoas das suas casas/terra/país para aproveitamento da riqueza lá existente. (Onde é que eu já vi isso...)

Ao mesmo tempo que viv um filme com o Mundo quase "perfeito" acontecia uma catástrofe num dos países mais pobres do nosso Mundo. No Haiti 72% da população vive com menos de 2$ por dia!!!!!

Isto sim é pobreza extrema.

Realmente uns com tanto e outros com tão pouco.

P.S. E o problema dos funcionários públicos em Portugal é saber se no ano 2010 vão ter aumentos reais ou não do salário, quem sou eu para os julgar, mas depois de um aumento real acima de 3% em ano de crise?

3 comentários:

  1. Ainda não tive oportunidade de ir ver o filme! Mas por tudo o que já houvi falar sobre o mesmo, acredito que seja um grande filme e tenciono ir ve-lo.

    Agora sobre o assunto do momento (O Haiti), queria ainda reforçar a ideia de que apesar de ter acontecido o que aconteceu, nos mesmo podemos fazer alguma coisa para ajudar. Ajudar através de organizações como a AMI, contribuindo com alguns €. Estive á momentos a ver o site deles www.ami.org.pt e a ler mais sobre a missão deles no Haiti. E reparei que o cenário do próprio país é mais grave ainda do que referes, "80% da população vive abaixo do limiar da probeza e cerca de 54% em pobreza extrema (com menos de 1 Usd/dia)"... Realmente imaginem o que é mais de 50% da população a viver com cerca de 70 centimos por dia?? Incrivel...

    ResponderEliminar
  2. Não entrando em grande detalhe, a base das sociedades e da vida humana traduz-se na frase "Devemos ter o respeito pela natureza, devemos viver dela e para ela". Esta atitude devia ser a linha base de todo o desenvolvimento, como foi até algumas valentes décadas atrás, porque sem um sistema natural "suadável", não há sistema económico. Mas lanço a laraxa para futuras conversas. Bons posts!

    ResponderEliminar
  3. O valor que coloquei foi com base na Wikipedia, mas sinceramente 72% 80% é a "mesma coisa"...

    ResponderEliminar