quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

"Quero recuperar o dinheiro dos contribuintes até ao último cêntimo"

"Quero recuperar o dinheiro dos contribuintes até ao último cêntimo"

Quem o disse foi o Presidente dos EUA, Barack Obama.

Vai criar uma nova taxa para recuperar os 90 mil milhões de dólares ($90.000.000.000,00) que injectou nos bancos dos EUA. Ou seja no fundo tratou-se de um empréstimo a 10 anos.

Será que isso alguma vez passou pela cabeça dos responsáveis políticos do nosso país nos últimos 25 anos? Certamente que sim, mas ninguém teve a coragem para o dizer.

Portugal recebeu no inicio da década de 90, milhões e milhões de contos na altura da CEE, de um bolo de impostos dos Europeus, não deveriam também ter sido recuperados ao longo dos anos? Até porque me arriscaria a dizer que o desenvolvimento que proporcionaram ao país foi bastante reduzido. O estado (que somos nós) deve apoiar novas iniciativas e "emprestar" dinheiro a quem não o tem, ou tem e não o quer arriscar, em novos negócios que possam criar riqueza, concordo plenamente, mas deve haver um retorno desse "empréstimo" da sociedade à própria sociedade. Impostos todas as empresas pagam, por isso aquelas que têm apoios devem pagar um pouco mais depois de a empresa já estar a andar sobre rodas, nem que seja 1%, para pelo menos ajudar a financiar novos projectos.

Se assim não for, e se nos EUA não houve essa taxa poderia-se dar a ideia de que valia a pena criar grandes empresas sem cuidado com a sua sobrevivência, caso fosse à falência o estado ajuda e nem custa nada.

Não nos podemos esquecer que o dinheiro da Europa está a acabar, portanto resta saber se depois ainda haverá dinheiro para "empréstimos".

Eu também tenho direito a receber ajudas, ou foi só para alguns?

Sem comentários:

Enviar um comentário