quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Crise no mercado automóvel

Hoje fui analisar os dados das vendas de automóveis em Portugal.

No que diz respeito à venda de comerciais pesados ou pesados de mercadorias a descida relativamente ao ano de 2008 foi acima de 40% e de quase 30% nos comerciais ligeiros.

Nos ligeiros de passageiros houve uma descida de aproximadamente 25%. Mas quais terão sido as marcas mais penalizadas?

Houve marcas em que a descida acompanhou a tendência geral do mercado, com quebras entre os 20-30% (Renault, VW, Citroen, Toyota, BMW). Houve marcas com penalizações acima dos 45% (Opel, Suzuki, Chrysler, Jeep, Maserati, Jaguar), estes últimos sinais da crise e perda de poder de compra, reais efeitos da crise não há dúvida.

Houve outros que "quase" não tiveram alterações, perto dos 10% (Mercedes, Audi, Volvo, Land Rover) gama baixa claro...

Mas houve até marcas que subiram nas vendas (ex: Alfa Romeo, Dodge, Saab, Ferrari, Bentley, Lotus, Lamborghini) sinais da perda de poder de compra e competitividade das empresas portuguesas, sinais de despedimentos em massa. Curiosamente num ano de grande crise a Ferrari quase duplicou as vendas, e digo quase porque ficou a 1 carro de duplicar as vendas (16->31) a Bentley vendeu mais 1 carro, (10->11), a Lamborghini no ano de 2008 não tinha facturado mas este ano vendeu 4, e há ainda a Porsche com um aumento de 15,9% nas vendas.

Acho muito bem que as pessoas com capacidade para comprar estes carros os comprem. Mais uma vez afirmo que há que gastar o dinheiro para que ele um dia venha parar as minhas mãos.
Gostaria era de saber qual o rendimento declarado por estas pessoas, ou se foram empresas a comprarem carros de 200mil euros para o serviço, ou se foram dos que recentemente fecharam empresas com a desculpa da crise. Ou se simplesmente ..nada, não digo mais nada...

1 comentário:

  1. também acho que é melhor... chega uma certa altura que mais vale não dizer mais nada, tal é o descaramento.

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