sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Uma sugestão para diminuir o défice

Hoje na Assembleia da República discutiu-se entre outras coisas (que eu não vi) o orçamento do estado para 2010.

Há determinadas coisas que me fazem confusão e perguntei à minha professora de Economia:

-Então mas não deveria haver sempre superavit e não deficit?
Um défice controlado de 2-3% no máximo não é problemático se esse "gasto" se traduzir em retorno efectivo uns anos depois.

-O Japão tem um endividamento superior a 200% do seu PIB e é um país "evoluído", porque é que o nosso é assim tão preocupante?
Não é preocupante se não se ultrapassar uma determinada percentagem, aproximadamente 80%, o problema é que a previsão é para que continue a crescer.

Depois de perceber isto das duas uma, ou começamos a importar menos e exportar mais ou daqui a uns anos estamos realmente tramados. Mas afinal de quem é a culpa do nosso endividamento externo? Dos governantes? Quais deles? Nenhum!! A culpa é nossa (Portugueses).

Quantos de nós é que olhamos para a etiqueta quando decidimos comprar algo? O bonito é termos carros/camisolas/telemóveis/ténis/consolas/tudo novo..mas e onde é que isso é fabricado? Muito pouco em Portugal. Por isso a missão é produzirmos mais bens, sejam eles quais forem (brincos/cebolas/batatas/ténis/telemóveis) para que possamos comprar coisas fabricadas em Portugal.

Dou até uma sugestão, se cada Português plantasse 1 metro quadrado de cebolas/alhos/salsa seriam alguns milhões de metros quadrados.

Eu há um ano comecei a cavar no meu terreno, queria ter perto de 15 metros quadrados mas parei aos 3-4. Está na hora de começar com o meu metro quadrado. Pelo menos já estou a passar da ideia à prática.

Pequena coisa dizem alguns, mas todos juntos faz muita diferença.

1 comentário: