terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A moda de ter carro novo

No outro dia falei da crise do sector automóvel, hoje falo da crise de ter dinheiro a mais e não saber onde o gastar.

Quem é que nunca ouviu falar do programa Top Gear da BBC? Muito poucos acredito eu. Um dos apresentadores, James May, escreveu um artigo sobre a moda de ter um carro novo.

Realmente, se o vizinho compra um carro novo, eu também quero um, se o MarioCaxuxo tem umas botas bonitas na revista eu também quero, se a MariaFrancisquinha tem um casaco piroso daqui à lua, mas se é ela que o veste, eu também quero.

Todos nós, uns mais que os outros, gostamos de parecer bem ao vizinho, mas agora entrar numa espiral de compras de modo a não repetir duas vezes o mesmo conjunto, parece-me que chega a tocar no ponto de ajuda psiquiátrica.

Essa moda terá já chegado aos automóveis, mas afinal o que se faz a um carro que ainda anda? Vai para a sucata? E o que se faz a um casaco que ainda está bom, simplesmente passou de moda (foi comprado no ano anterior)? Guarda-se num armário para daqui a 5 anos dizermos que realmente já passou de moda.

Quantas vezes é uma pessoa compra uma peça de roupa sem necessidade de a ter? Quantas vezes é que uma pessoa compra um carro sem necessidade de o ter?

De acordo com o site AutoInforma o parque automóvel de veículos ligeiros de passageiros era em 2007 de 4.379.000. Nos anos de 2008 e 2009 venderam-se aproximadamente 370.ooo novos veículos ligeiros de passageiros. Ou seja hoje teremos perto de 4.700.000, tendo em conta que alguns foram para abate e outros vieram importados.

Tendo em conta que somos 10,5 Milhões de habitantes, 1,7 Milhões com menos de 18 anos e 1,7Milhões com mais de 65 anos(a maior parte deles não terá carta, porque nem a escola foram, ou já não conduzem por incapacidade). Sobram então à volta de 7Milhões de habitantes. Tendo em conta que nem todos têm habilitação para conduzir (não fui ver estes dados), arrisco-me a dizer que haverá mais automóveis do que habilitados para os conduzir, isto tendo em conta que existem aproximadamente 1.250.000 automóveis ligeiros de mercadorias, e 160.000 pesados de mercadorias.

Portanto, a uma taxa de 270mil automóveis ligeiros novos por ano, valor de 2008, daqui a 10 anos há Milhões de carros parados em Portugal, nessa altura haverá uma crise das grandes. Não será insustentável o crescimento da venda de automóveis?

Vai haver uma altura em que isto vai realmente "explodir", agora foi apenas um pequeno aviso.

P.S. A MariaFrancisquinhae e o MarioCaxuxo não existem com esses nomes, mas há Milhões delas e deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário