terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Porque deverá ser a Madeira beneficiada? Essa é que é a questão..

Hoje houve um deputado Eleito pelo Círculo Eleitoral da Madeira que sugeriu a demissão do Ministro das Finanças porque, segundo ele, não "dá" mais umas migalhas de 80 Milhões de Euros à Região Autónoma da Madeira, o que corresponde a 0,05% do PIB e iria fazer aumentar a dívida pública em 0,04%.

Em primeiro lugar, não deveria um deputado presente na Assembleia da República representar o País? É isso que diz o Estatuto dos Deputados artigo 1º.

"
Artigo 1.º
Natureza e âmbito do mandato

1 - Os Deputados representam todo o País, e não os círculos por que são eleitos."

Não me parece que isso esteja a acontecer, e vou explicar porquê:

Na Região Autónoma da Madeira vivem aproximadamente 250mil pessoas, em Portugal 10.600.000 ou seja a Madeira representa menos de 2,5% do total.

Então mas porquê investir na Madeira e não na Guarda? Mas afinal a Madeira não é bastante evoluída? Para quê mais investimento?

Se fosse feito um investimento proporcional em todo o país, teríamos um acréscimo de despesa de 2,12% do PIB e aumento de endividamento de 1,7%. É assim que se combate o défice? É assim que se reduz o risco de avaliações negativas por parte das agências internacionais de rating? Não me parece...

Eu que vivo em Lisboa e não na Madeira não compreendo porque dizem que é algo contra a Madeira. Os Madeirenses é que têm contra todos os outros habitantes de Portugal, sejam da Guarda do Alentejo ou dos Açores.

Ou porque deverá ser a Madeira beneficiada?

Eu até sei porquê..mas prefiro não dizer.

P.S. Acho engraçado chamar-se Região Autónoma da Madeira a uma região que é tudo menos autónoma. Fica bem dizer-se...

Sem comentários:

Enviar um comentário