Hoje no Diário Económico há um artigo com o título "Descubra dez acções para ganhar em 2010".
A meio do artigo é escrita a seguinte frase: "De longe, o quadro geral não parece nada optimista. Mas, de perto, os especialistas revelam que há muitas e boas oportunidades de investimento nas principais bolsas, sobretudo se forem encaradas numa estratégia de investimento de longo prazo."
Mas que especialistas? Aqueles que não foram capazes de prever o crash das bolsas? Aqueles que investiram nos fundos hoje chamados de produtos tóxicos? Os que avaliaram espectacularmente os desempenhos do Madoff durante anos, considerando-o o melhor dos melhores?
Isto de especialistas da bolsa dá-me sempre que pensar. Então se eu fosse um especialista da bolsa ia deitar cá para fora o meu trunfo? Mas porque é que haveria de dizer onde é que se deve investir em vez de investir eu?
Ou será publicidade enganosa? Se calhar já compraram as acções há dias e agora com esta notícia esperam que as acções valorizem mais do que as outras.
Pode ser que por os especialistas dizerem todas as semanas, "comprem destas" "vendam aquelas" o zé povinho vá atrás desses conselhos e lhes (aos especialistas) façam as vontades todas, talvez dessa forma os especialistas ganhem dinheiro.
Curioso é que os especialistas nunca são incompetentes, quando o mercado apresenta valores/tendências diferentes às opinadas anteriormente é o dinamismo do mercado e não a incompetência do especialista, nessas alturas é que são desmascarados.
Se eu fosse especialista bolsista jamais diria as minhas previsões, o Warren Buffet não o faz, pelo menos nunca o ouvi dizer "comprem destas ou destas que são as que vão dar dinheiro".
P.S. Se calhar houve um erro de transcrição, não era especialistas era especuladores.
Eu tenho acções do Zbordeng e agora que vão ascender ao 1º lugar vão valorizar bastante. Comprem acções da SCP, SAD!!! =)
ResponderEliminarMister, o Warren buffet não compra acções!
ResponderEliminarManda comprar?
ResponderEliminar