segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Especialistas da bolsa...

Hoje no Diário Económico há um artigo com o título "Descubra dez acções para ganhar em 2010".

A meio do artigo é escrita a seguinte frase: "De longe, o quadro geral não parece nada optimista. Mas, de perto, os especialistas revelam que há muitas e boas oportunidades de investimento nas principais bolsas, sobretudo se forem encaradas numa estratégia de investimento de longo prazo."

Mas que especialistas? Aqueles que não foram capazes de prever o crash das bolsas? Aqueles que investiram nos fundos hoje chamados de produtos tóxicos? Os que avaliaram espectacularmente os desempenhos do Madoff durante anos, considerando-o o melhor dos melhores?

Isto de especialistas da bolsa dá-me sempre que pensar. Então se eu fosse um especialista da bolsa ia deitar cá para fora o meu trunfo? Mas porque é que haveria de dizer onde é que se deve investir em vez de investir eu?

Ou será publicidade enganosa? Se calhar já compraram as acções há dias e agora com esta notícia esperam que as acções valorizem mais do que as outras.

Pode ser que por os especialistas dizerem todas as semanas, "comprem destas" "vendam aquelas" o zé povinho vá atrás desses conselhos e lhes (aos especialistas) façam as vontades todas, talvez dessa forma os especialistas ganhem dinheiro.

Curioso é que os especialistas nunca são incompetentes, quando o mercado apresenta valores/tendências diferentes às opinadas anteriormente é o dinamismo do mercado e não a incompetência do especialista, nessas alturas é que são desmascarados.

Se eu fosse especialista bolsista jamais diria as minhas previsões, o Warren Buffet não o faz, pelo menos nunca o ouvi dizer "comprem destas ou destas que são as que vão dar dinheiro".

P.S. Se calhar houve um erro de transcrição, não era especialistas era especuladores.

3 comentários:

  1. Eu tenho acções do Zbordeng e agora que vão ascender ao 1º lugar vão valorizar bastante. Comprem acções da SCP, SAD!!! =)

    ResponderEliminar
  2. Mister, o Warren buffet não compra acções!

    ResponderEliminar