segunda-feira, 26 de abril de 2010

25 de Abril - Que valor tem esse dia??

Hoje ao chegar a uma aula, vários colegas meus mostraram a estranheza por ontem, dia 25 de Abril, não haver uma grande festa a nível nacional.

Os colegas são da Índia, Paquistão e Holanda, alguns deles a viveram há uns anos em vários países como: Estados Unidos da América, Irão e Itália.

Perguntaram-me se ontem tinha celebrado o dia da Liberdade, não o fiz. Perguntaram-me logo se era a favor da Ditadura, ao qual respondi prontamente que não.

Não compreendem como é que o povo não sai todo a rua para festejar, como fazem os americanos no dia 4 de Julho, (Independence Day). Embora sejam motivos diferentes, são ambos os dias mais importantes do país. O nosso dia da Liberdade foi há 36 anos, o dia da independência nos EUA foi há mais de 200 anos.

O dia 25 de Abril pode não ser o mais importante, pode ser o dia 5 de Outubro, o dia 1 de Dezembro. Qualquer um deles não é celebrado em massa, e talvez maior parte do povo nem saiba o que se celebra nesses feriados.

Talvez seja por não ter vivido no período anterior ao do 25 de Abril que não lhe dê a devida importância. Agradeço a todos os que foram capazes de dar o corpo e por vezes a vida por uma causa, mais do que para si, para os seus filhos/netos. Podemos não viver num país riquíssimo, nem tudo foi perfeito ou bem feito na altura, mas de certeza que vivemos hoje num país melhor do que se não tivesse havido 25 de Abril.

Alias, não poderia ter um blog chamado "conversa para ignorantes" porque o povo queria-se assim mesmo: ignorante.

Dá que pensar....

Sem comentários:

Enviar um comentário