terça-feira, 27 de abril de 2010

Mas afinal para que serve o mercado bolsista??

Mas afinal para que servem as agências de notação de crédito? Eu sei, para ganharem MILHÕES à conta da especulação.

Hoje o índice PSI-20 desceu mais de 5%, isto porque uma agência de notação de crédito reviu em baixa a capacidade do Estado Português em pagar as dívidas. Mas porque é que é uma empresa privada, ligada à especulação financeira que avalia a capacidade dos países em pagar as dívidas?

Porque é que não é um grupo no banco central europeu que o faz? São incompetentes? Porque se deixa a meia dezena de empresas privadas a avaliação do crédito de centenas de países??

Uma dessas agências financeiras facturou em 2006 2mil milhões de dólares e teve lucro de mais de 750 milhões, ou seja mais de 30% da facturação é lucro. E afinal qual é o trabalho deles? Falir países e empresas.

Uns dias antes da Islândia "falir" era um país que apresentava nota máxima, mas afinal faliu. Agora aproveitam as fragilidades de dois países pequenos da Europa para os difamarem e avaliar como desonestos, e isto ajuda a que depois os especuladores brinquem aos milhões na bolsa, depois queixam-se que perderam milhões. Paciência.

Eu não perdi milhões. Primeiro, porque não os tenho. Segundo, se os tivesse não "punha os ovos todos no mesmo cesto".

Mas afinal para que serve a bolsa? Qual é o problema das minhas acções do BCP estarem a 2centimos? Sem ser o facto de eu perder alguns euros, não vejo problema. Até porque para alguém vender as acções, tem de haver um comprador.

Já que não se podem fechar as bolsas, eu posso querer comprar acções de uma empresa. Há que tomar medidas. Eu proponho uma: quem compra acções apenas as podem vender 1 ano depois, ou caso apresentem prova que precisam do dinheiro para comer.

Acabava-se logo com a especulação e com jogos de casino que influenciam a vida de centenas de milhões de pessoas, quando apenas uma pequena percentagem o joga.

"Dizem" os especialistas que a crise foi devido aos especuladores, ao capitalismo animal e as operações em offshores. Mas afinal o que é que mudou desde a crise? NADA.

Por isso deixem-nos andar, não façam nada e daqui a 3-4 anos voltamos a ter do mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário