domingo, 11 de abril de 2010

E tu o que gostarias de ser?

No fim-de-semana passado, no dia de Páscoa, falou-se em família de saídas profissionais e de trabalho.

Após alguma saudável discussão foi-me perguntado o que é que eu gostaria de ser? Ou seja que profissão gostaria de ter.

Respondi sem hesitar que faço aquilo que gosto e portanto queria fazer o que faço.

Não justifiquei a minha resposta, mas vou dizer as razões da minha escolha:
-Porque estou a estudar matérias completamente diferentes das que estudei no meu curso, que me estimulam a querer saber mais;
-porque investigo/estudo algo que julgo ser importante para a sociedade, à qual quero retribuir com soluções para uma melhor utilização de recursos;
-porque tenho a possibilidade de me cultivar, não apenas academicamente, mas culturalmente;
-porque tenho a possibilidade de organizar o meu tempo;
-porque tenho tempo para pensar em novas ideias/negócios/problemas/soluções;
-porque tenho a possibilidade de mostrar o meu trabalho em qualquer parte do Planeta;
-e porque me pagam por isso tudo.

A pergunta foi-me novamente questionada, após pensar algum tempo respondi que gostaria de ter sido jogador profissional de ténis.

Há muitas "coisas" que podemos ser, algumas (muitas) digo constantemente, devia ter sido isto, ou aquilo, mas de facto muitas delas são ainda possíveis ao longo da minha (espero que longa) vida.

Sei que não serei piloto da TAP, que não serei marinheiro, e muitas outras "coisas". Mas algumas ainda poderei vir a ser: Presidente da Câmara de Cascais, Presidente do Sporting, Ministro do Desporto e da Juventude, Administrador de uma empresa com forte componente social, de preferência uma em que seja sócio; bom marido, bom pai/avô! Tudo isto está ao meu alcance.

Sei bem que há fases intermédias para lá chegar, muito trabalho e uma pontinha de sorte, por isso aí vou eu de novo para o Wooldridge, que a econometria espera por mim.

P.S. Precisava de motivação para voltar ao livro, isto de facto não é das coisas que mais me estimula na vida, mas pronto.
P.S.2.Sei que não existe este Ministério, mas quando um dia for convidado saberão que Secretário de Estado não é suficiente para aplicar tudo o que pretendo!

2 comentários:

  1. Agora...eu SÓ SEI QUE NADA SEI!

    Enfim...chegamos a uma altura da nossa vida em que uma escolha pode condicionar todo o nosso futuro...e só temos consciência desse facto quando urge tomar A decisão.
    E o que fazer quando: 1. Não queremos fazer
    só uma coisa. 2. As escolhas são infinitas. 3. Os obstáculos não acabam. 4. Vivemos num mundo em que se não temos o factor C(cunha), temos que ter todos os outros factores:
    A(ambição, APELIDO), B(beleza),D(dedicação, dinheiro e dependência), E(esforço,espírito, esperteza, experiência, estudo e alguma escravidão), F(Fidelidade),G(genialidade),H(humor), I(inteligência), J(juventude), L(lealdade, liderança..), M(multidisciplinariedade), N(notoriedade, NOME), O(oferta/oferecido), P(proactividade, persistência e muita paciência), Q(qualidade), R(respeito, relevo), S(sorte, sacrifício, submissão),T(trabalho),U(utopismo), V(vontade),Z(zelo)....enfim...temos que ter todas as qualidades que ninguém tem...temos que ser máquinas formatadas para o sucesso.

    Enfim...o problema é que para escolher também não basta querer...se não quisermos ser trabalhadores por conta própria, resta-nos mergulhar para a jaula dos leões e concorrer..tendo em conta que só é preciso (para além dos factores já referidos):ir a 10 entrevistas, ser poliglota(falar 10 línguas no mínimo com alguma fluência escrita e falada), ter um currículo com 30 páginas que ninguém lê com, pelo menos, 3 folhas de experiência profissional, uma boa média académica, experiência internacional, praticar todos os desportos, saber trabalhar com 100pessoas se for preciso e sobre pressão, gostar de tudo o que demonstra cultura, estar disposto a abdicar da vida pessoal, da família e dos amigos que já temos para ter uma vida profissional com prespectivas mínimas de sucesso, estar disposto a não ter férias, fins-de-semana ou feriados, estar disposto a trabalhar e não ganhar nada (salário é mentira)...enfim!

    Bom...o meu génio da lâmpada já chegou...mas sinceramente, eu não tenho nada para lhe pedir agora. HELLPPP ME

    O que eu queria mesmo mesmo mesmo era que me saísse o euromilhões...não porque não queira fazer nada, mas sim porque quero fazer tudo! vou mas é dedicar-me ao jogo.

    ResponderEliminar
  2. Dedica-te ao Betfair, Bwin ou à roleta no casino.

    Ia até dar-te aqui um belo exemplo, mas vou deixar para o próximo post.

    Moral da história. Para teres sucesso ou tens o factor C ou tens a maior sorte da vida para lá chegares, e tudo porque ainda existe a mentalidade da monarquia, tudo fica para os próprios filhos(tenham ou não capacidade) os filhos dos outros que se f+d+m, hão-de ser sempre subordinados!! Embora seja esta a mentalidade do nosso País, quero acreditar que vou conseguir, e espero que todos consigamos lá chegar, seja onde for desde que seja onde queiramos que seja.

    ResponderEliminar