quarta-feira, 21 de abril de 2010

Carreira Política

O PSD apresentou hoje uma proposta para reduzir em 1.7 mil milhões de Euros as despesas do Estado no ano 2010.

Quando li a notícia, pensei: "Sim senhor, boa proposta, deixa lá ver onde é que cortam".

Grande parte dessa fatia, 1.5mil milhões dizem respeito a 15% em aquisições de bens e serviços.

Mas afinal onde é que se corta? Em papel? Em tinteiros? Em cadeiras? Em quê? Não percebi, e é isso que me deixa desiludido. Enviar um número para o ar não chega, é necessário dizer onde é que se corta, e isso não vi.

Até percebo porque é que isto acontece.

Há uns meses vi na internet os ex-lideres de uma Juventude partidária de uma concelhia da zona de Lisboa. TODOS eles tinham hoje cargos públicos de topo: presidentes/administradores de empresas municipais, vereadores de câmaras municipais, assessores de presidentes..etc. Nem vou falar das Universidades onde tiraram os cursos, imagem onde foi. Todos eles são doutores. E hoje, ocupam lugares conseguidos através de convites partidários. Não importa qual é o partido/J, são todos iguais. Não pertenço a nenhuma, portanto poderia-me dar ao luxo de os criticar, mas não vou fazer figura de politico a criticar este ou aquele. Não é isso que importa, porque na prática, são todos iguais.

Isto leva-me a falar novamente de uma situação que falei há uns meses. Quantos politicos é que sabem quanto é 1,5% de mil milhões de euros? Conta simples de se fazer.

Há quem diga que existem carreiras de políticos, sou totalmente contra essa carreira. Não devia existir (se é que existe). O que é que um politico de carreira sabe sobre as diversas matérias: Saúde, Economia, Justiça, Trabalho, Finanças etc?? Não sabe nada! Nada sabendo, nada ajuda a resolver.

Depois é só vê-los fazer tristes figuras na Assembleia da República, falarem sobre temas como se soubessem muito, mas na prática não sabem nada.

Deviam passar por um casting, ou seja deviam passar por um processo de recrutamento, candidatura ao cargo ao qual querem concorrer.

Não têm de ser doutores, não é isso que defendo, defendo apenas que para opinarem sobre algo, têm de saber desse algo. Se formos a analisar, a maioria dos nossos políticos o que é que sabe fazer?? Abanar bandeirinhas em comícios, dizer "muito bem" no Parlamento e atirar bitaites para o ar sem saber o que está a dizer?? Isso qualquer um sabe.

Sem comentários:

Enviar um comentário