segunda-feira, 5 de abril de 2010

PECA - III

Está de volta o PECA. Programa de Estabilidade e Crescimento à António.

A medida de hoje já foi discutida anteriormente no Blog.

Não tenho dados relativos ao parque automóvel do Estado Português. Administração central, empresas públicas, Administração local, regional, etc..

Como já disse anteriormente o Presidente da República e o Primeiro Ministro teriam 2 carros de serviço e o Presidente da Assembleia da República 1 carro de serviço.

Os Vice-Presidentes da Assembleia da República já recebem ajudas de custos etc etc, não tinham direito a carro de serviço. Que a esmagadora maioria dos Portugueses não tem carro de serviço para ir de casa para o trabalho e muito menos recebem ajudas de custo para ir trabalhar.

A AR podia ter 10 carros de serviço para o que fosse necessário, automóveis de valor base máximo de 30mil euros.

Os Ministros teriam direito a 1 carro cada um do mesmo valor, bem como os secretários de Estado. Isto porque se deslocam para todo o País.

Os Presidentes de Camara teriam direito a 1 automóvel de valor base máximo de 20 mil euros. Já não dá para BM's, Mercedes, Audis nem coisas do género. Mas dá para um belo Astra ou Golf. Bem bom para andar a passear no concelho.

Todos os outros, levam carros no valor base máximo de 15mil euros. Dá para um belo Corsa ou um 207. Chega bem para carro de serviço. Vai o motorista a conduzir, chegam o banco do passageiro para trás e têm mais espaço que um Classe S da Mercedes, ou então se forem grandes é arrancar o banco do passageiro e sentam-se no de trás. Parece uma limusina.

Era reduzir os valores máximos de toda a frota.

Não sei se é ainda possível, legalmente, introduzir outra condição:

-Os automóveis que se compram têm de ter uma percentagem mínima (20-30%) de peças fabricadas em Portugal.
Ou então:
-Os automóveis têm de ser montados em Portugal.

A única fábrica que me lembro existir em Portugal é a Autoeuropa, mas se fosse preciso que uma grande parte dos automóveis de serviço em Portugal fossem Sharan's ou outro qualquer, que assim seja.

1 comentário: