Esta é a 5ª vez que vou falar do Pacífico. Já falei de Bora-Bora, por duas ocasiões, do Tsunami que felizmente não deu em nada e até de comprar uma ilha nas Fiji.
Hoje o tema é diferente, Austrália.
Ao ler as notícias, lembrei-me do acidente que houve há umas semanas com um petroleiro na grande barreira de coral, e decidi procurar se haviam novidades sobre o caso.
Curiosamente, soube-se hoje que dois cidadãos Chineses vão ser acusados de danos ambientais, estão inclusivamente detidos. Na Austrália parece que trabalham rápido.
A Austrália por si só não me fascina loucamente, embora seja uma ilha, e especialmente no Pacífico. Não é que conheça o Pacífico, mas mesmo por não o conhecer é que me desperta fascínio. Só espero não ficar desiludido com tanta expectativa.
A juntar ao facto de se encontrar do outro lado do Planeta, a Austrália conseguiu no ano passado o que poucos países conseguiram, crescimento económico.
O PIB da Austrália cresceu em 2009 0,8%, a taxa de desemprego desceu 0,1% para 5,7% e apresentam um PIB per capita sensivelmente 80% mais elevado que Portugal.
Outra estatística relevante é que em Portugal os 10% que ganham mais, recebem em média 15 vezes mais que os 10% que recebem menos. Na Austrália "apenas" 12,5. Digo "apenas" porque há países, ditos ricos, em que essa diferença não chega a 7. (Finlândia, Noruega, Suécia, Alemanha).
Tenho de arranjar alguém que me acolha numa Universidade Australiana, se alguém souber de algo, diga sff.
Sem comentários:
Enviar um comentário