terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Mas afinal quem é quer vender? O clube ou o jornal?

Há pouco falei de publicidade jornalística, agora falo de invenções jornalísticas.

Hoje dei-me a pensar nas razões que levam os jornais/jornalistas a inventar noticias sobre alegados interesses de clubes em jogadores, tanto os portugueses como os estrangeiros.

Encontrei algumas possíveis razões para estarem constantemente a dizer que o Di Maria vai para aqui ou para ali, que o Cardozo vale 60M€ (ah não isso é o presidente), que o Veloso vai para Inglaterra, que o Bruno Alves vai para Espanha, o Nani para o Benfica, o Pavlyuchenko para o Sporting ou até que o Scolari vai para a Juventus.

Mas há gente infiltrada nos clubes/agentes Fifa? Mas há gente dentro de TODOS os clubes que fornece informações para fora dos clubes? Mas os jornalistas andam a espiar os telefones ou computadores dos clubes/agentes Fifa? Hmm não acredito muito nestas hipóteses, deixo-vos outras hipóteses que me ajudam a compreender o porquê de tanto papel gasto com asneiras/mentiras:

-Querem tanto dar a noticia como verdadeira, que a escrevem repetidamente mesmo sendo mentira. Há um factor importante aqui, não é por se dizerem muitas vezes a mesma mentira que ela se vai tornar realidade. Embora num dos episódios do Dia Seguinte se tenha falado que foi assim que o Jorge Jesus e o César Peixoto foram parar ao Benfica, verdade ou não? É-me indiferente.

-Os jornais têm um número mínimo de páginas obrigatórias em cada edição. Os jornalistas são pressionados a terem X páginas portanto há que contar histórias no meio das notícias para gastar papel/arvores e justificar o preço do jornal em KG's de folhas.

-Há pessoas a rirem-se prestando informações inventadas. Será que há pessoas que ligam para os jornais a dizer que sabem que o Sporting vai contratar o Robinho só para ver se no dia seguinte é capa de jornal e se poderem rir que nem uns perdidos com a parvoíce dos jornalistas em acreditarem em tal asneira.

-Há pessoas que ganham a vida a vender informações falsas. Os jornalistas a falta de capacidade para investigarem e fazerem um trabalho jornalístico decente, seguram-se em fontes conhecidas às quais os jornais pagam por determinadas informações de modo a terem algo para escreverem sem nunca ter de divulgar as fontes devido ao sigilo profissional.

-Há um conjunto de pessoas que se julgam mais espertas que os outros. Por terem acesso à comunicação social julgam que podem enganar tudo e todos, inventando histórias para mudarem a opinião pública, tendo como premissa que as pessoas são todas burras e que não sabem pensar por elas próprias.

Sinceramente não sei em qual acreditar. Uma coisa é certa, desde há algum tempo que o meu "jornal" de confiança é a CMVM.

Sem comentários:

Enviar um comentário