terça-feira, 22 de dezembro de 2009

"Nada, nada Só.. Nada, nada, nada...Está tudo bom, sim."

Estas palavras foram ditas por um jovem rapaz Moçambicano, órfão que cuida dos dois irmãos mais pequenos.

Quando a jornalista lhe perguntou o que lhe faz falta ele foi peremptório:

"Nada, nada. Só.. Nada, nada, nada...Está tudo bom, sim."

Se não tiverem tempo para mais, vejam desde o minuto 3.00.



Ontem fui almoçar a uma pizaria que possibilita comer em regime de buffet até enchermos a barriga. Na mesa do lado estava um grupo de 8 jovens rapazes com idades semelhantes ao do rapaz mais velho da reportagem.

Houve duas coisas que me fizeram imensa confusão nos jovens da mesa ao lado:

-Primeira, comiam com as mãos, enrolavam o queijo da pizza nos dedos e comiam. Nem sujaram os talheres. Enfim...sem comentários.

-Segunda, metade da fatia de pizza não comiam, agora podem imaginar o que são 8 rapazes a comer e a deixarem metade das fatias no prato. Constatei que no final da refeição a massa acumulada nos pratos dava para fazer umas 5 pizzas familiares. Quantas pessoas é que não comem o equivalente a uma pizza por semana? Diria que Milhões. Já tive esta discussão várias vezes com amigos meus aos quais dizia o mesmo e argumentavam que o pão não é pizza e que só serve para "encher". Mas não é para isso que nos alimentamos? Para "enchermos"?

Há milhões de pessoas que nem sequer "aconchegam" o estômago, quanto mais "encher" o estômago.

Faz-me pensar se o nosso país é mesmo pobre (em €, PIB ou lá o que quiserem) ou se quando falam de pobreza se estão a referir a outros critérios.

1 comentário:

  1. Muito bom...concordo plenamente...e a mim aquele rapazes na pizzeria também me fizeram pensar noutra coisa...os pais, em casa, cada vez têm menos tempo e se dedicam menos à educação dos filhos... a não estragar comida e a comer com talheres, por exemplo (regra crucial de boas maneiras num país civilizado),...não será esse um mau sinal?

    ResponderEliminar