segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Por falar em Público e Privado....

Falando em público e privado, no dia de ontem vi uma reportagem no Jornal da Tarde da RTP1 no passado dia 27 de Dezembro, ( ver aqui, inicio da reportagem aos 8.44s).

Fala de um pequeno GRANDE lutador, o Dinis, após tratamento em Barcelona procuraram-se especialistas em Portugal disponíveis para acompanhar o Dinis. Após uma longa pesquisa foi indicado o Prof. António Travassos, e fizeram questão de frisar na peça que é um médico privado.

Mais uma vez reforço que o senhor, assim como toda a gente, tem o direito de puder trabalhar onde quer, mas não seria um bom investimento para o SNS ter um especialista destes no serviço? Não sei quem pagou o seu tratamento, espero que tenha sido o SNS, seja qual for o preço. Mas qual terá sido o preço? Será que o SNS paga assim tão mal? Ou será que o preço exigido é demasiado alto? Todas as pessoas têm o direito de procurar ter uma vida melhor, mais abonada, também eu o desejo. Mas quando se fala da vida de uma pessoa, na vida de uma criança, qual é o preço em jogo? Haverá preço para a vida Humana?

Será que se não houvesse dinheiro alguém se recusaria a ajudar um paciente?

Esta visão faz-me lembrar o que ouvimos constantemente na televisão sobre o que se passa no outro lado do Oceano, em que pessoas são literalmente expulsas dos hospitais, estejam como estiverem, simplesmente porque não têm dinheiro, ou porque os plafonds dos seguros já foram ultrapassados.

Aposto que lá não há juramento de Hipócrates

Sem comentários:

Enviar um comentário