quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Trabalhar por objectivos - Caça à multa

Sou a favor do trabalho por objectivos, alias faz parte do âmbito do meu estudo/trabalho.

Hoje circula uma noticia de que os trabalhadores da EMEL recebem 250€/mes por atingirem um determinado número de bloqueios de automóveis. E então?

Os vendedores não recebem mais quando vendem mais?
Os agricultores não recebem mais quando produzem mais?
O comerciante não lucra mais quando vende mais?

Então porque é que o senhor que trabalha na EMEL não deve receber mais por apanhar mais prevaricadores?

Uma coisa é saber se o estacionamento deve ou não ser pago em certas zonas, quem o deve pagar e quais os valores a pagar, outra coisa é não cumprir as regras, quem não cumpre deve ser penalizado, não deverá ser assim?

Faz-me lembrar a tão dita frase "caça às multas" na estrada, mas não deveriam estar sempre as entidades competentes à caça à multa? Só é multado quem não cumpre o código. Deverá haver uma função pedagógica/sensibilização e todos têm o direito a errar, o problema é quando se erra muitas vezes, assim como há uma base de dados para os infractores, deveriam também ser registadas o número de "ofertas" que quem fiscaliza concede. Assim quando alguém for apanhado pela segunda ou terceira vez já não se pode queixar de caça à multa. Deve é pagar a coima a dobrar, porque pelos vistos não aprendeu a lição à primeira.

Quem não deve não teme, e quem pisa o risco tem de compreender que não o pode fazer. Não pode o justo pagar pelo pecador.

Curiosamente vem num jornal diário a seguinte frase: "Excesso de velocidade, falta de cinto e uso de telemóvel ao volante são alguns dos exemplos das infracções que as patrulhas estão instruídas para detectar e penalizar". Então e....qual é a novidade?Qual é afinal o trabalho da GNR?

P.S. Não sou nenhum Santo, todos nós infringimos o código, não me poderei é queixar de caça à multa quando for apanhado a pisar o risco.

Sem comentários:

Enviar um comentário