terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Publicidade jornalística enganosa.

Todos sabemos que cada vez mais os jornalistas necessitam de imaginação para inventarem noticias, títulos ou especulações seja sobre o que for.

Mas o jornalista não tem/deve inventar nada, deve/tem sim de relatar factos, os que querem escrever ficção têm bom remédio: escrever livros, e alguns em boa hora o fizeram.

Hoje ao ver as notícias reparei num título que dizia "Leões pagam 900mil euros por cada golo de Pongolle". Ao ver este título várias hipóteses me assombraram:

-Terá o Sporting feito um contracto com objectivos, no qual pagam 900mil euros ao jogador por cada golo? Isso seria muito dinheiro.

-Terá o Sporting comprado o passe do jogador com base no rendimento do jogador e pagariam ao Atlético de Madrid 900 mil euros por cada golo marcado durante esta época? Isso tornaria o jogador caríssimo, tendo em conta o investimento inicial de 6,5M€ já efectuado.

Mas afinal que noticia era esta?

A verdade é que dividiram o total pago pelo Sporting pelos golos marcados nos últimos 15 meses ao serviço do Atlético, mas que originalidade. O Sporting terá pago pelos golos que ele marcou? Certamente que não, daí afirmar convictamente que o título não passa de uma pura...

... publicidade jornalística enganosa.

1 comentário: